COMO IDENTIFICAR UMA ESTRUTURA ISOSTÁTICA I Tipos de apoio, grau de liberdade e carregamento em viga

Описание к видео COMO IDENTIFICAR UMA ESTRUTURA ISOSTÁTICA I Tipos de apoio, grau de liberdade e carregamento em viga

Conhecer sobre estruturas ajuda a elaborar um projeto eficiente, mas para chegar em um nível capaz de tomar decisões é importante diferenciar os tipos de estruturas. A classificação das estruturas podem variar entre isostática, hipostática e hiperestática. Além disso, a formação das estruturas dependem do tipo de apoio, por exemplo, apoio móvel, fixo e engaste. No vídeo, mostro todos os detalhes para conseguir diferenciar e com exemplos reais.

📌EBERICK - Sugestão de programa para cálculo estrutural

💰📚Recomendo: https://bit.ly/CursoEberick21

📌 MINICURSO TRACE O TRAÇO - Aprenda a calcular por vez o traço de concreto com passo a passo

http://estruturasebim.com/comece-por-...

👉 Visite nosso site e garanta seus materiais
https://estruturasebim.com

⭕ EQUIPAMENTOS E LIVRO:

💻Notebook que uso para projetar SEM TRAVAR: https://amzn.to/3zuIkEH

⌨️ Modelo de calculadora que uso para calcular: https://amzn.to/3oqi0oP

👉 📚Livro Cálculo e Detalhamento de Estruturas Usuais de Concreto Armado: https://amzn.to/3jfyFbX

👉Como aprendi revit do básico ao avançado
https://bit.ly/RevitdoBasicoaoAvancad...

Olá,

Como vai?

Quando iniciamos o estudo das estruturas temos que ter os conceitos da isostática bem definidos. A primeira coisa para identificar uma estrutura é saber o tipo do carregamento, sendo possível concentrado, distribuído, triangular e outras formas.

Com base na carga temos a noção do diagrama de esforços cortantes, normal e momento fletor. Um exemplo na prática de carga concentrada seria um pilar apoioado em uma viga, já uma carga distribuída seria uma parede apoiada na viga. Dessa forma, esss pequenos detalhes fazem total diferença, já que o futuro profissional tem capacidade assimilar na prática.

Assim que as cargas são definidas o próximo passo será diferenciar os apoios, onde temos apoio móvel, fixo e engaste. Cada apoio tem as reações de apoio, ou seja, se for um apoio móvel temos uma restrição que seria na vertical.

Um exemplo na prática de apoio móvel seria a placa de neoprene em pontes, só que para conseguir identificar o tipo de estrutura é preciso compreender as equações de equilíbrio. Essas equações de equilíbrio são 3 hipóteses, onde as forças na horizontal e vertical devem ser igual a zero e o momento igual a zero.

Caso seja um tipo de rótulo existem novas equações, que podem ser calculadas a quantidade pela fórmula número de barras ligadas a rótula menos 1 (n-1). Dessa maneira, as novas equações devem atender o equilíbrio da estrutura.

Outro fato importante é saber determinar o grau de liberdade, pois, assim com base nos graus de liberdade é possível definir as movimentações. A classificação das estruturas podem ser divididas em isostática quando temos a mesma quantidade de reações e número de hipóteses, já a estrutura hipostática temos menos reações de apoio e mais equações de equilíbrio, logo a hiperestática temos mais reações de apoio e menos equações de equilíbrio.

Bom estudos!
Eng° Pedro Rodrigues

00:00 Introdução estruturas
00:47 Definição de estrutura
01:15 Tipos de carregamento (concentrada, distribuida e triangular)
03:18 Grau de liberdade
05:09 Equações de equilíbrio
07:23 Tipos de apoios e exemplos na prática
08:56 Classificação das estruturas
09:45 Materiais para download

Комментарии

Информация по комментариям в разработке