DISBUNDA, O PIONEIRO DO ESTILO KASANDA, VIDA & OBRA

Описание к видео DISBUNDA, O PIONEIRO DO ESTILO KASANDA, VIDA & OBRA

DISBUNDA, O PIONEIRO DO ESTILO KASANDA, VIDA & OBRA

Francisco Antônio José Disbunda, ou simplesmente DISBUNDA, nasceu na aldeia do Kole, Comuna do Bindo município de Ambaca, naprovíncia do Kwanza Norte.
Disbunda, viveu com os seus pais até aos 13 anos,. Posteriormente, foi viver com os tios na aldeia do Kassoxi. (Kasoxi).
Enquanto petiz, DISBUNDA, foi visto pelos mais velhos como um curioso que queria mergulhar muito cedo, no mundo dos adultos.
Hoje, DISBUNDA foi um dos maiores representantes da música tradicional e um dos precursores do estilo musical KASANDA, por isso, colocamos ao artista uma pergunta que nos levou ao limiar da história,
Um dos mais respeitados e significativos músicos Folclóricos pela longevidade, originalidade e imposição artística, Disbunda contou-nos como fez da KASANDA o seu estilo. Na sequencia, o cantor o que significa KAMUNGOIO no universo da dança. Disbunda ajudou-nos ainda a entender as diferenças existentes entre o estilo musical KASANDA e Dinkwela ou melhor, Kahama

DISBUNDA conta com 4 albuns gravados, designadamente:
1- Valeu apena, lançado aos 21 de Dezembro de 2006, na portaria do Cine Atlântico com 10 faixas.
2- Kasanda meu estilo. Lançado aos 17 de Dezembro de 2009 no Parque da Independência com 10 faixas musicais;
3- Say kyzua, Lançado no Parque da Independência aos 28 de Agosto de 2010,
4- Minha última obra. Lançado no Parque da Independência aos 12 de Agosto de 2012.
É no álbum KASANDA MEU ESTILO que encontramos o cartão postal do DISBUNDA, KUDILA KWA NGUNBA (choro de um unigénito).
Nesta música, o autor partilha com o público ouvinte duas partes distintas da sua marcante história.

Na primeira parte, o artista retrata a experiência da vida militar e igualmente lamenta o facto da mulher que tinha sido indicada para si, não puder esperar até que este regressasse do serviço militar, em função da confiança e amor que o artista nutria por ela. Deplora o facto de juntos não puderem ter um filho que servisse de lembrança. Mas como Disbunda antes de partir para o cumprir o serviço milhar deixara uma criança, agradece a intervenção divina e dos familiares que cuidaram-no, dado que, por razões alheias a sua vontade, não teve intervenção alguma no seu crescimento.
Na segunda parte, retrata a interminável dor e tristeza que uma mulher, mãe de 12 filhos que viu partir prematuramente 10 filhos, restando apenas um Casal. Esta mulher, é a mãe do cantor e o DISBUNDA, é um dos dois filhos sobreviventes.

Nesta música, DISBUNDA, descreve esta experiência que praticamente tornou a vida da sua mãe sem qualquer sentido, mas ainda assim, a música é também uma homenagem a essa grande mulher que apesar de tudo, entendeu que não foi por sua vontade perder os seus filhos e por isso, é feliz por estes que restaram.

Ajude-nos a crescer doando o pouco que tiver para que juntos possamos recolher, preservar e divulgar os nossos valores e a nossa identidade cultural.
Partilhe os nossos vídeos, comente e siga-nos nas nossas redes sociais.

Dyembu Dyetu, ao ritmo da música folclórica.

✅AJUDE-NOS A CRESCER RECOLHENDO E DIVULGANDO OS APECTOS RELEVANTES DAS NOSSAS COMUNIDADES RURAIS TRANFERINDO O POUCO QUE TIVER.

✅OS NOSSOS IBANS
0010 0029 0100 9053 0115 1 - JOAQUIM LUBUATO
0040 0000 2718 8112 1018 9 - MIGUEL LUBUATO
_______________________________________________
✅CONTACTOS E REDES SOCIAIS:
⏯Instagram:   / dyembu  
⏯Facebook:   / dyembu  
⏯Email: [email protected]/[email protected]
⏯WhatsApp: +244 951 070 010 | 924 818 761
⏯  / dyembu.dyetu  

Комментарии

Информация по комментариям в разработке