Autêntico ENGENHO Paraibano, a IMPONÊNCIA e a HISTÓRIA impressionam

Описание к видео Autêntico ENGENHO Paraibano, a IMPONÊNCIA e a HISTÓRIA impressionam

No vídeo de hoje você vai acompanhar comigo um antigo e original engenho de 1883, com muita história e que até hoje pode ser visitado. Conhecemos lá o Geraldo que é o atual proprietário e guardião desse patrimônio. Tivemos a oportunidade de fazer a visita ao casarão, antigo engenho, senzala e muito mais. Na hora do almoço fomos surpreendidos por um delicioso banquete servido pela Chef Neide do Restaurante Terraço Lisboa, no final ainda mostramos a pousada que dormimos, uma ótima opção pra você que quer conhecer a região.

ENGENHO BAIXA VERDE
Serraria - PB #fazenda

1883
Você já tinha visto um engenho da paraíba?

Construído em 1883 pelo então Sr. Joaquim Miranda de Melo e sua esposa Nazinha Espínola é um dos acervos arquitetônicos mais completos encontrados na arquitetura colonial rural do Nordeste. A arquitetura é imponente e guarda os seus aspectos originais como: Casa-grande; Capela; Casa de hóspedes; Senzala; Barracão; Terraço e depósito para secagem e armazenamento do café; Engenho com moenda, sala de fermentação e alambique para destilação da Cachaça Vila Real e todo um conjunto arquitetônico que faz do Engenho Baixa Verde uma verdadeira volta ao passado onde as belezas do período colonial ficam evidenciadas em cada detalhe de sua construção com a presença das suas “eiras e beiras” e seus ricos detalhes esculpidos nas fachadas. O Conjunto Arquitetônico do Engenho Baixa Verde, em Serraria-PB, foi tombado por sua importância cultural para o Estado da Paraíba.

Os colonizadores de Serraria chegaram por volta de 1800, ali fixaram residência e formaram a Missão de Santo Antônio da Boa Vista. Em meados do século XIX, Firmiano José Fernandes de Maria e Maria Isabel Fernandes de Maria, fundaram o Engenho Velho para a fabricação de rapadura. Em 1860, Firmiano construiu a capela de Nossa Senhora da Boa Morte. Já andava na região o padre Ibiapina, recuperando e construindo igrejas, capelas, cemitérios, açudes e a Casa de Caridade de Santa Fé (1866), em terras de Antônio José da Cunha, em Arara.

Em 4 de dezembro de 1883, o povoado chegou a Vila de Pilões pela Lei Provincial 755 e em 13 de outubro de 1897, a Lei Provincial 80 a fez Vila livre de Pilões.

Manoel Birindiba construíra uma serraria (1851) que beneficiaria a madeira extraída das matas da região, aproveitada na fabricação de móveis e de outros artigos de marcenaria.
Fonte: @paulo_victor_fa

📌O local impressiona pela beleza e imponência, o melhor é que pode ser visitado, entre em contato:
  / engenhobaixaverde  

📌Link do Restaurante Terraço Lisboa:
  / terracolisboa  

📌Link da Pousada Estação Bananeiras:
  / estacaobananeiras  

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
📌Nosso site:
https://www.fazendasantigas.com

📌INSCREVA-E NO CANAL CORTES FAZENDAS ANTIGAS:
   / cortesfazendasantigas  

📌Conheçam nossos produtos:
https://www.loja.fazendasantigas.com

Комментарии

Информация по комментариям в разработке