Riqueza, PODER e luxo traduzem esse casarão | FAZENDA MONTE ALEGRE

Описание к видео Riqueza, PODER e luxo traduzem esse casarão | FAZENDA MONTE ALEGRE

Apoie este canal para obter acesso aos seguintes benefícios:
   / @fazendasantigas  

FAZENDA MONTE ALEGRE
Paty do Alferes - RJ
1855
A história da Fazenda Monte Alegre está fortemente ligada à de seu mais importante e ilustre morador, Francisco Peixoto de Lacerda Werneck, o Barão de Paty do Alferes, membro do “Clã dos Werneck”, clã este que dominou por quase 200 anos a maior parte das terras na “Serra Acima”, como era conhecida esta parte da então Província Fluminense.
Não foi o Barão quem construiu Monte Alegre, porém, é certo que desde o ano de 1855 ele residiu nesta fazenda, fazendo dela seu centro de negócios e de documentação, arquivos, etc... Das várias fazendas que possuía (sete, com centenas de escravos) era a melhor aparelhada, melhor localizada, possuidora do melhor quadro de profissionais especializados (enfermeiros, sapateiros, lavadeiras, etc., só carpinteiros havia 10) e a que possuía melhores instalações. A Monte Alegre chegou a abrigar 200 escravos, por volta de 1859.
Uma grande reforma ocorreu nesta fazenda por volta de 1861 – ano que vamos ver em destaque na fachada – por uma razão curiosa. O imperador Pedro II veio de Petrópolis a Paty do Alferes de surpresa pela picada do Paty – hoje Estrada do Imperador - em 1858, e foi recepcionado pelo Barão de Paty em sua casa no centro de Paty (posteriormente transformada em hotel, esta casa não mais existe, foi demolida). Apesar dos insistentes apelos feitos ao Imperador para que pernoitasse em Paty, tudo indica que outros compromissos o obrigaram a seguir viagem, frustrando seus anfitriões, a despeito das ótimas impressões levadas por Pedro II. Assim mesmo decidiu o Barão promover grande reforma em sua Fazenda Monte Alegre, para colocá-la à altura de visitantes ilustres como o Imperador. E assim fez. Lamentavelmente, no mesmo ano da conclusão das reformas – 1861- morreria o Barão de Paty aqui mesmo, na Monte Alegre, em 22 de novembro, vítima de congestão cerebral (hoje conhecida como AVC), mal que já o afligia há algum tempo.
Monte Alegre possuía em seus melhores tempos: casa de moradia com oratório próprio; moinho; engenho de farinha; 59 lances de senzala; pilões; serraria; olaria; forno apetrechado; 2 lances de casa para guardar carros; 10 lances de armazéns de café e tulhas; um canavial; cafezais; 9 enfermarias para os escravos, etc.
Em seu interior havia mobílias de mogno, jacarandá, cedro e peroba, um belíssimo piano, serviços de louça da Índia, incluindo aparelhos de porcelana com o brasão da família, além de outros objetos de luxo. Dispunha o Barão para seu transporte, dos familiares e amigos mais íntimos (ou hóspedes ilustres) de 5 carros, 2 carretões, 2 carroças, 1 carro de 4 rodas e 2 liteiras, além de adequada estrebaria com cavalos de raça para suprir tudo isto com tração animal.
Com a morte do barão, sua esposa Maria Isabel, apesar da inexperiência, assumiu seus negócios com mão firme até sua morte, em 1866.

📌Saiba mais sobre sua história em nosso site:
https://www.fazendasantigas.com

📌Saiba mais sobre o festival aqui:
https://festivalvaledocafe.com.br/

Fonte: @paulo_victor_fa , Inepac

📌CONHEÇA O CANAL
https://www.youtube.com/c/FazendasAnt...

📌Contatos, atualizações, novidades, agenda dos passeios e muito mais:
https://direct.me/fazendasantigas

VIDEOS QUE VOCÊ PODE GOSTAR AQUI NO CANAL:

A FAZENDA de 365 JANELAS, a MAIOR das AMÉRICAS
   • a FAZENDA de 365 janelas, a maior das...  

UM FOTÓGRAFO e um LEGADO para o BRASIL (MARC FERREZ) Fotos da Escravidã0
   • UM FOTÓGRAFO e um LEGADO para o BRASI...  



📌INSCREVA-E NO CANAL CORTES FAZENDAS ANTIGAS:
   / cortesfazendasantigas  

Комментарии

Информация по комментариям в разработке