O que determina qual será o substrato energético utilizado durante o exercício???

Описание к видео O que determina qual será o substrato energético utilizado durante o exercício???

O que determina qual será o substrato energético predominante durante o exercício físico???

Alguns fatores podem influenciar, contudo, um dos mais relevantes é a intensidade do exercício.

Mas, de que forma a intensidade do exercício determina o predomínio do substrato energético, principalmente ácidos graxos (gordura), glicose do sangue ou glicogênio muscular???

Para analisarmos esses questionamentos precisamos entender que conforme aumenta a intensidade do exercício, também há aumento da necessidade por oxigênio da musculatura esquelética, sendo assim, o coração precisa atender essa necessidade.

Mas, como o músculo esquelético mande a informação ao coração de que precisa receber mais oxigênio e que para isso o coração precisa aumentar o débito cardíaco???

Isso ocorre através dos mecanorreceptores (órgão tendinoso de golgi e fuso muscular) e quimiorreceptores.

O órgão tendinoso de golgi responde ao aumento da tensão muscular e o fuso muscular a mudança no comprimento do músculo, sendo assim, quando há aumento da exigência para o músculo (exercício físico), eles mandam informações aferentes que chegam até ao centro de controle cardiovascular e respiratório localizado no Núcleo do Trato Solitário no Bulbo (parte do Sistema Nervoso Central) e com isso há aumento da atividade do sistema nervoso simpático.

O aumento da atividade do sistema nervoso simpático leva ao aumento da liberação de catecolaminas, que ao se ligarem aos seus receptores beta-1-adrenérgicos no coração levam ao aumento do débito cardíaco, atendendo a necessidade dos músculos esqueléticos por oxigênio.

Com o aumento da atividade do sistema nervoso simpático e elevação das catecolaminas circulantes também há o aumento da atividade enzimática da glicogênio fosforilase, e com isso aumento da degradação do glicogênio muscular.

Sendo assim, em intensidades baixas (menor que 50% VO2máx) e moderadas (cerca de 50-60% VO2máx) o predomínio é de substratos energéticos como ácidos graxos e glicose do sangue. Contudo, em intensidade elevadas (maior que 80% VO2máx) essa repercussão neuro-hormonal impacta no aumento da utilização de glicogênio muscular. E isso também ocorre, pois em intensidades mais elevadas ocorre o aumento do recrutamento de unidades motoras IIa e IIx, sendo assim, aumento da necessidade de ressíntese de ATP muito rápido.

Dessa forma, em treinos de alta intensidade, típicos treinos de HIIT, serão de predomínio aeróbio com maior utilização de glicogênio muscular como substrato energético para ressíntese do ATP.

Referências:
Guyton e Hall - Tratado de Fisiologia Médica.

Howley, ET; Powers, SK. Fisiologia do Exercício - Teoria e Aplicação ao Condicionamento e ao Desempenho.

Macardle, WD; Katch, FL; Katch, VL..Fisiologia do Exercício - Nutrição, Energia e Desempenho Humano.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке