BRANQUEAMENTO DE CORAIS E ACIDIFICAÇÃO DOS OCEANOS

Описание к видео BRANQUEAMENTO DE CORAIS E ACIDIFICAÇÃO DOS OCEANOS

O branqueamento de corais é um processo no qual o coral perde as algas fotossintetizantes chamadas zooxantelas. Esse processo pode ser causado também pela perda do pigmento dessas algas, que dá cor ao coral. Em decorrência desses fatores, o coral torna-se translúcido, sendo possível observar o esqueleto de carbonato de cálcio do animal. Esse é o motivo pelo qual o problema é conhecido como branqueamento de corais. Esse branqueamento apresenta como causa principal o aumento da temperatura da água nos oceanos e pode ser um evento transitório ou fatal.

→ Recifes de corais
Os recifes de corais são importantes ecossistemas marinhos que se destacam por sua grande biodiversidade. Eles são estruturas rígidas formadas por organismos marinhos que possuem esqueleto calcário, como os corais e as algas coralinas. Os corais apresentam associação com algas chamadas zooxantelas. Em virtude dessa associação, os recifes de corais são encontrados, principalmente, em locais de baixa profundidade, uma vez que as algas necessitam de luz.

Leia também: Cnidários, grupo de organismos que incluem os corais

Os recifes de corais apresentam grande biodiversidade e são o local de reprodução de várias espécies. Além disso, são um local cheio de alimentos para alguns predadores. Esses ecossistemas são importantes para o ambiente marinho e para o homem. Os recifes são, geralmente, explorados como pontos turísticos para a realização de mergulhos, apresentam espécies que podem ser usadas como alimento e são também responsáveis por fornecer matéria-prima para a indústria farmacêutica. Não podemos esquecer-nos ainda de que esses recifes protegem as regiões costeiras da ação das ondas.

Apesar de toda sua importância, estima-se que aproximadamente 30% dos recifes de nosso planeta estejam muito danificados. Além disso, acredita-se que a situação não irá melhorar nos próximos anos, sendo esperado o agravamento da destruição desses ecossistemas. Entre os fatores que destroem os recifes, destacam-se:

Pesca
Poluição
Mudanças climáticas
Acidificação dos Oceanos

ACIDIFICAÇÃO DOS OCEANOS

Mudanças na química oceânica podem ter amplos efeitos diretos e indiretos sobre os organismos marinhos e os ecossistemas em que vivem. Estudos de calcificadores marinhos (corais, crustáceos e moluscos) indicam que a maioria, mas não todos, exibe calcificação reduzida com o aumento da acidificação dos oceanos.

Um número crescente de estudos demonstrou impactos adversos sobre os organismos marinhos como resultado da acidificação dos oceanos, incluindo os seguintes:

Diminuição da taxa de crescimento do esqueleto em corais construtores de recifes
Reduzida capacidade de manter uma carapaça protetora entre o zooplâncton de natação livre (o zooplâncton inclui “plâncton animal”, principalmente pequenos crustáceos e larvas de peixes, e formam a base da maioria das redes alimentares marinhas)
Taxa reduzida de produção de carbonato de cálcio em algas marinhas (algas verdes e algas verdes crustosas)
Redução da sobrevivência de espécies marinhas larvas, incluindo peixes e mariscos comerciais
Estágios de desenvolvimento prejudicados de invertebrados (fertilização, clivagem do ovo, larva, assentamento e reprodução)
Dióxido de carbono excessivo (CO2) níveis no sangue (CO2 toxicidade) de peixes e cefalópodes e reduziu significativamente o crescimento e a fecundidade em algumas espécies de invertebrados
O declínio do pH (aumento da acidez) pode afetar os organismos de formas que se estendem além do declínio da calcificação ou do desempenho metabólico, incluindo:

Interações entre espécies durante diferentes fases da vida
Mudanças nas pressões competitivas (por exemplo, algas que superam os corais)
Alterações na predação, que entrarão em jogo quando as comunidades responderem à acidificação
Alteração do comportamento das larvas de peixes (devido à deterioração da função sensorial em larvas) e redução do sucesso de recrutamento ref
Interações com outros estressores (por exemplo, entrada de nutrientes, aumento da temperatura da superfície do mar e aumento do nível do mar) também afetarão a forma como as comunidades marinhas vão mudar em resposta à alta concentração de CO2 condições.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке