Olá você que está assistindo, seja bem vindo a bordo do VOU DE DRONE.
Eu sou o Renato Freitas e hoje vou mostrar um pouco da zona portuária do Rio de Janeiro.
Região escolhida pela cúpula do G20 para sua décima nona reunião, que ocorrerá entre os dias 18 e 19 de novembro de 2024, sediada pela primeira vez aqui na cidade maravilhosa.
Pra quem não sabe, o G20 é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Africana e União Europeia. Foi criado em 1999, após as sucessivas crises financeiras da década de 1990 e Visa favorecer a negociação internacional, integrando o princípio de um diálogo ampliado, levando em conta o peso econômico crescente de alguns países, que, juntos, representam 90% do PIB mundial, 80% do comércio em todo o mundo e dois terços da população do planeta. O peso econômico e a representatividade do G-20 confere ao grupo significativa influência sobre a gestão do sistema financeiro e da economia global.
Falando um pouco mais do lugar, a escolha desse ponto da cidade foi muito emblemática, pois é uma área que há cerca de 10 anos estava abandonada, mas, que desde 2016 passou por uma grande revitalização, o que tem promovido grandes mudanças nas feições e na dinâmica do Centro do Rio.
O projeto de revitalização foi batizado de Porto Maravilha, que contou com a construção de hotéis, edifícios residenciais e comerciais, a inauguração de novos espaços culturais, a abertura de uma avenida na antiga rota dos trens e a desmontagem de quatro quilômetros do Elevado da Perimetral, um antigo sistema de viadutos que existia nesse trecho, que ligava a zona portuária à parte mais central da cidade.
Além de intervenções estruturais e imobiliárias, a região recebeu manifestações artísticas.
Com destaque para O Mural das Etnias. Que é, nada mais, nada menos, que o maior grafite do mundo. Idealizado e executado pelo muralista, mundialmente conhecido e reconhecido, EDUARDO KOBRA.
O mural das Etnias é nomeado Todos Somos Um e tem 3 mil metros quadrados. Para a confecção da obra foram utilizados 1.800 litros de tinta branca no fundo da parede, 700 litros de tinta colorida e 3 mil latas de spray. O mural possui 15 metros de altura e 170 de comprimento.
Interessante, não é mesmo?
Gostou de conhecer um pouco mais sobre essa incrível transformação pela qual a zona portuária do Rio de Janeiro passou? Não é por acaso que esse cenário renovado foi escolhido para sediar a reunião do G20 em 2024,
O Porto Maravilha e o Mural das Etnias são provas vivas de como o Rio de Janeiro está sempre em movimento, pronto para receber o mundo com arte, história e inovação.
Se você quer ver mais conteúdos como este, não se esqueça de se inscrever aqui no canal e deixar o seu like! Assim, você apoia o nosso trabalho e acompanha de perto todas as novidades que o VOU DE DRONE traz pra você.
Muito obrigado por assistir, e até o próximo voo!
Информация по комментариям в разработке