XIRÊ DIGITAL - XANGÔ (1ª edição 2021)

Описание к видео XIRÊ DIGITAL - XANGÔ (1ª edição 2021)

Xangô, Shango, Sango ou, na Bahia, Badé, é o orixá da justiça, dos raios, do trovão e do fogo. Foi rei na cidade de Oyo, identificado no jogo do merindilogun pelos odus obará e ejilaxebora e representado material e imaterialmente no candomblé através do assentamento sagrado denominado igba xango.
Neste vídeo aula/show foram elencados algumas movimentações ressignificadas, características de Xangô. As cantigas e os toque completam a composição da dramaturgia do movimento, uma vez que são originários do culto. Contudo, a construção do projeto basea-se numa proposta para encenação artística, sem comprometimento restrito com os cultos afro-religiosos.
O projeto propõe uma narrativa poética de fácil acesso, para democratizar a cultura Afrodispórica, neste caso a técnica da Dança Afro Brasileira, músicas de Candomblé de variadas nações e seus respectivos toques.
Xirê Digital é uma aula/show construída passo a passo, explicitando a dramaturgia do movimento de cada Orixá e a condição rítmica entoada no canto e nos toques. Ao final de cada aula, é compartilhado com o público uma representação artística do orixá tema da aula.


O projeto Xirê Digital foi contemplado com o Prêmio Ações Locais da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.
Ficha Técnica
Direção Geral, Apresentação e Coreografias: Fábio Batista
Direção Musical: Kaio Ventura
Direção de Vídeo, Filmagem, Edição, Fotografia, Making Of: Brunno Rodrigues / BR Mídia Filme
Produção: Clóvis Costha e Laíza Bastos
Figurino: Fábio Batista, Clóvis Costha e elenco
Elenco:
Sabrina Sant'Ana – Cantora
Fábio Batista - Bailarino/ Instrutor
Ana Gregório: Bailarina
Márcio Dellawegah – Bailarino
Kaio Ventura - Percussionista / Instrutor
Yago Cerqueira - Percussionista
Canela Monteiro – Percussionista

Apoio Cultural: BR Mídia Filme e Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке