05 - DICAS DE BONS FILMES -Nossa quarentena pode ser um retiro de vida interior! Lúcia Helena Galvão

Описание к видео 05 - DICAS DE BONS FILMES -Nossa quarentena pode ser um retiro de vida interior! Lúcia Helena Galvão

Recomendação de hoje: comentários filosóficos da professora Lúcia Helena Galvão sobre o filme O FANTASMA DA ÓPERA    • O FANTASMA DA ÓPERA - O profundo sign...  

FILOSOFIA EM QUARENTENA
Alguns filmes de que eu gosto muito
(Lúcia Helena Galvão Maya)
Mais uma dica para estes “tempos bicudos”, como diria minha querida avó: que tal uma lista dos filmes que mais nos tocaram ao longo dos tempos? Vejam bem: esta é uma lista pessoal minha! Não são os “melhores filmes”, não me arvoraria a isso, mas os que me tocaram; cada um é livre para ter seus critérios, mas também para recolher algo de bom dos critérios alheios. Nem sei se todos são possíveis de se encontrar facilmente, mas dão uma interessante e válida busca. Nem preciso dizer que deixo implícito nesta lista todos os desenhos da Disney, é claro. Não coloco os filmes em uma ordem necessária, mas vou citar a medida que me lembro deles. Vamos lá:
- “Excalibur”: aquele antigo (1981) de John Boorman. Não conheço nada melhor sobre este mito! Simplesmente lindo!
- “El Cid”: filme de 1961, estrelado por Charlton Heston. Incomparável.
- “O Mahabharata”, de Peter Brook. Recomendo a versão original, com quase seis horas de duração. Seis horas de quarentena muito bem empregada!
- “Irmão Sol, irmã Lua”: Clássico de Zeffirelli de 1972, abordando a vida de São Francisco de Assis. Quem quiser seguir com Zeffirelli e assistir seu “Romeu e Julieta”, também está valendo!
- “Yentl”: esse é um danado de um filme com a Barbra Streisand que jamais saiu da minha memória. Algo profundo e delicado, o amor ao conhecimento, é tratado aí.
- “Caminhando nas nuvens”, de 1995, com Keannu Reeves. Um homem honrado tocando o mundo de um família tradicional... Vale conhecer!
- “A Partida”, 2009, com trilha sonora de Joe Isaichi... Dispensa palavras.
- “O mestre da música”, filme francês de Gérard Corbiau. Belo, simplesmente.
- “Energia pura”, filme de 1995, de Victor Salva. Se não bastasse a bela história, a música composta por Jerry Goldsmith “mata”, literalmente.
- “Jodhaa Akbar”: e olha Bollywood aí, genteee! Lindíssimo romance histórico indiano de 2008, envolvente e musicado de forma igualmente bela. Não dá para perder.
- “A Princesinha”, uma pérola em forma de filme, de Afonso Cuarón, 1995. Ótimo para crianças, obrigatório para adultos.
- “Em algum lugar do passado”: esse, embora bem mais conhecido, tem uns “millennials” por aí que ousam nunca ter ouvido falar. Um absurdo. EUA, 1980. Morram de chorar com a trilha sonora.
- “Forrest Gump”. O que dizer deste filme? Simplesmente que ele não te larga mais pelo resto da vida. Coisa de gênio. EUA, 1994.
- “My fair lady”: vão se passar mil anos e eu não pararei de curtir este filme. Divertido, inteligente, atores excelentes... Daquelas coisas que poucas vezes se faz, na história do cinema. EUA, 1965.
- “O clube da felicidade e da sorte”: Wayne Wang, EUA, 1993. Delicado como uma flor caída num lago. Doloroso, mas também redentor.
- “Orgulho e preconceito”: versão de Joe Wright, 2006. Eu seria falsa se não dissesse a vocês que eu dou um braço por este filme. O livro homônimo de Jane Austen é sua obra prima: ironia fina, retrato de costumes de uma época e de tipos humanos de todos os tempos. Vale: confira!

Vou omitir alguns outros, também muito dignos de nota, mas tristes demais para momentos como este; há uma lista perfeita para cada momento da vida. Se alguém assistiu a algum deles, comente conosco! Um abraço!
Corpos separados, corações unidos, mais unidos que nunca!


Nova Acrópole é uma organização filosófica presente em mais de 50 países desde 1957, e tem por objetivo desenvolver em cada ser humano aquilo que tem de melhor, por meio da Filosofia, da Cultura e do Voluntariado.
Vocês sabiam que a Nova Acrópole é feita 100% por voluntários? Assim dependemos muito dos nossos alunos e amigos para a divulgação!
Não se esqueça de se inscrever no canal e se for possível compartilhar nas suas redes sociais.
Será uma ajuda enorme 😊
Siga-nos:
www.acropolis.org (Internacional)
www.acropole.org.br (Brasil - Centro-Oeste, Norte e Nordeste, exceto Bahia)
www.nova-acropole.org.br (Brasil - Sul, Sudeste e Bahia)
Instagram e Facebook: novaacropolebrasil
Podcast: Nova Acrópole Palestras de Filosofia


Dúvidas ou comentários? Escreva para [email protected]

Комментарии

Информация по комментариям в разработке