Não consegue ficar sem a cinta após a cirurgia plástica porque fica inchada? Saiba o que fazer!

Описание к видео Não consegue ficar sem a cinta após a cirurgia plástica porque fica inchada? Saiba o que fazer!

⚠️Conheça o Programa Nutriplast⚠️
Único programa de alimentação e orientações para quem fez ou irá fazer a cirurgia plástica 👉https://www.programanutriplast.com

Dúvidas sobre o programa e consultas: https://whats.link/contatojulianaoliv...
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
💕Me siga também nas outras redes sociais!💕

CONSULTAS: https://whats.link/contatojulianaoliv...
INSTAGRAM:   / dra_juliana_oliveira  
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um pouco mais sobre mim:

Sou Juliana Oliveira, Fisioterapeuta pela CMMG, Nutricionista pela UNA-BH, e professora na pós graduação CMMG. Atuo em Belo Horizonte há mais de 10 anos, acompanhando pacientes que realizam cirurgias plásticas na prevenção, tratamento de complicações e intercorrências.

Faço hoje o acompanhamento nutricional completo ( presencial e online) antes e após a cirurgia para otimizar os resultados através da alimentação adequada e equilibrada e também o tratamento fisioterapêutico presencial para a prevenção e tratamento de intercorrências pós cirurgia.

Voê fez a cirurgia de Lipoaspiração ou abdominoplastia e fica inchada ao retirar a cinta? Seu cirurgião já pediu para parar de usar mas não está conseguindo? Sente dores nas costas ao ficar sem ela?

Por que isso acontece?

Bem, primeiro pq é normal a primeiras vezes que vc fica sem a cinta, sentir que fica mais inchada. Quando estamos com ela a pressão que ela faz, diminui o extravasamento de liquido para o espaço intersticial ou seja, que fica entre as nossas células, e que será drenado pelo nosso sistema linfático.
Quando tiramos a cinta e não temos mais essa pressão em um primeiro momento, haverá uma maior saída de liquido para o espaço intersticial, nos sentimos inchadas, mas aos poucos o nosso sistema linfático irá se adaptando para conseguir drenar com mais eficiência esse liquido. Por isso você perceberá que com o passar dos dias, o edema irá diminuindo.

Caso isso não ocorra, outras questões devem ser avaliadas.

A Alimentação influencia muito nessa questão. Todas as vezes que consumimos refeições que levam a uma maior retenção de sódio e, não é só em relação ao consumo de sal, refrigerantes, industrializados, pq isso eu vou considerar que você não está comendo.

Temos que ajustar as refeições para não haver pico de açúcar e grande liberação de insulina, em cada refeição que você faz, pois cada vez que isso acontece, o sódio é retido, favorecendo o acumulo de liquido onde não queremos.
Outro fator que nos deixa mais inseguras para a retirada da cinta, sentir tudo meio solto no abdome, ou mesmo sentir dores nas costas após algumas horas sem ela.

Isso já é devido a uma menor ativação dos músculos abdominais. Com o uso da cinta, você pode deixar de ativar seus músculos abdominais para estabilizar os movimentos que deveriam, e eles acabam se tornando mais fracos.

Ao retirar a cinta, a estabilização que ela estava fazendo não acontece, e voc~e sobrecarreg outros músculos, por conta disso, principalmente na região lombar.

Por isso exercicios de ativação abdominal são importantes ainda no período que você está fazendo o uso da cinta, para evitar a fraqueza dessa musculatura e essas consequências ao ficar sem ela.
Esses exer´cicios não são abdominais que fazemos na academia, que inclusive podem ser prejudiciais para a sua cicatrização. São exercícios de reabilitação, que não vão prejudicar em nada seu pos operatório. Caso tenha interesse em conhecer os exercícios e alimentação adequada com um meu acompanhamento individualizado, vou deixar o link do Programa Nutriplast aqui nos comentários.

Continuar usando a cinta é prejudicial?

Sim, será prejudicial por 3 fatores:

1- O acúmulo de líquidos no espaço intersticial, entre nossas células irá fazer com que o nosso sistema linfático desenvolva vias de absorção desse excesso de líquido. Enaquanto você estiver usando a cinta, não deixando esse liquido acumular, essa melhora na eficiência do sistema linfático não ocorrerá;

2- Você não saberá se precisa fazer ajustes na alimentação para ajudar no processo.

Se você ficar vários dias sem a cinta e perceber que o inchaço não está melhorando, é ohra de pensar na alimentação. Com o uso frequente da cinta vc não conseguirá perceber isso.

3- O uso da cinta, se você não faz os exer´cicios de ativação abdominal pode ir enfraquencendo seus músculos abdominais e você se torna cada vez mais dependente dela.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке