Gordura ou inchaço? Dúvida comum no pós-operatório de cirurgias plásticas!

Описание к видео Gordura ou inchaço? Dúvida comum no pós-operatório de cirurgias plásticas!

⚠️Conheça o Programa Nutriplast⚠️
Único programa de alimentação e orientações para quem fez ou irá fazer a cirurgia plástica 👉https://www.programanutriplast.com

Dúvidas sobre o programa e consultas: https://whats.link/contatojulianaoliv...
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
💕Me siga também nas outras redes sociais!💕

CONSULTAS: https://whats.link/contatojulianaoliv...
INSTAGRAM:   / dra_juliana_oliveira  
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um pouco mais sobre mim:

Sou Juliana Oliveira, Fisioterapeuta pela CMMG, Nutricionista pela UNA-BH, e professora na pós graduação CMMG. Atuo em Belo Horizonte há mais de 10 anos, acompanhando pacientes que realizam cirurgias plásticas na prevenção, tratamento de complicações e intercorrências.

Faço hoje o acompanhamento nutricional completo ( presencial e online) antes e após a cirurgia para otimizar os resultados através da alimentação adequada e equilibrada e também o tratamento fisioterapêutico presencial para a prevenção e tratamento de intercorrências pós cirurgia.

Ainda é Inchaço?
ou é Gordura?
Como saber e o que fazer para melhorar?

Mesmo após muito meses depois da cirurgia plástica de lipoaspiração ou abdominoplastia é possível ainda estar inchada?
Essas marcas no abdome podem ser por isso ou é gordura que acumulou?
Ainda sinto desconforto ao fazer alguns movimentos, e tb na região onde essas dobras são mais evidentes. Isso pode ter alguma relação?

Todas essas dúvidas eu respoderei nesse post!

A primeira coisa que precisamos entender é que existem tipos de inchaços diferentes e saber
diferenciá-los pode facilitar essa dúvida.

Assim que fazemos a cirurgia plástica ocorre um inchaço devido ao processo inflamatório que ocorre logo após a cirurgia.

Nesse processo há o extravazamento de liquido, proteínas, células de defesa para o espaço entre a nossas celulas na nossa pele. Esse líquido acumulado é chamado de edema transudato.

Porém, com o passar do tempo, a fase inflamatória termina, e o inchaço agora pode ter outras causas, como por exemplo, o consumo muito exagerado de sódio, o consumo de refeições com alta carga glicêmica, ou seja que irão elevar o níveis de açucar no sangue, diminuição de proteínas (albumina) cirurculando no sangue, o aumento da pressão arterial...tudo isso pode favorecer o acúmulo de liquido entre nossas células (espaço intersticial) formando o inchaço, porém agora conhecido como edema transudato.

E essas marcas no abdome é por causa do inchaço ou gordura?

Vamos as entender as marcas primeiro e jajá eu falo de formas simples de saber se é inhaço ou gordura e o que pode ser feito para melhorar.

Essas marcas, linhas horizontais que ficam evidentes e que ao fazer alguns movimentos, você sente desconforto, indicam que há ainda alterações do processo de cicatrização, como aderências teciduais.

As aderências, podem ocorrer no início do processo de cicatrização e se não tratadas adequadamente, podem permanecer, gerando a perda de mobilidade entre as camadas do tecido subcutâneo, a sensação de rigidez e desconforto e ainda: ela também contribui para a exitência de um inchaço persistente por prejudicar a funcionalidade do sistema linfático.

Para tratar aderências, existem mobilizações específicas, associadas a exercícios terapêuticos de reabilitação que eu oriento individualmente tb dentro do programa Nutriplast.


É muito importante você tratar essas aderências se estiver apresentando, pois é comum a queixa de dor, muito inchaço e sensações ruins principlamente ao realizar exercícios mais intensos se ainda houver essas restrições. Após o exercicio mai intenso como pedalar, crossfit, muculação, natação, você pode sentir um cansaço ou dor muito mais intensos do que deveria, ou mesmo perceber que ficou muito mais
inchada após, a recuperação do exercicio é muito mais demorada.

Eu tenho uma procura muito grande nesse sentido, de pacientes que estâo fora do brasil ou em cidades muito pequenas e acabam não tendo esse tipo de orientação, permanecendo com essas limitações sem saber que há tratamento,
como foi o caso dessas pacientes que atendi no programa Nutriplast.

Assista ao vídeo e entenda melhor!

Комментарии

Информация по комментариям в разработке