✔ WhatsApp exclusivo para agendamento de consulta: https://api.whatsapp.com/send?phone=5...
✔ Telefone para contato: (34) 3268-3007
✔ Link para agendamento de Teleconsulta: https://www.doctoralia.com.br/roberto...
✔ Link para todos meus conteúdos: https://linktr.ee/dr.yano
Exame número 1: o teste ergométrico. Este exame, que inclusive eu faço no meu consultório, é o principal exame de rastreio para prevenção de infarto. Eu costumo até puxar a sardinha para o meu lado dizendo que este é um dos exames mais importantes de toda a medicina.
A gente sabe que 1/3 das pessoas vão morrer de doença cardiovascular. E esse é o exame que detectada artéria entupida no coração e previne o infarto. Sendo assim, com certeza é um dos exames mais importantes que existem.
No teste ergométrico, o paciente é monitorizado pelo eletrocardiograma, e é submetido a esforço físico através da elevação e do aumento de velocidade da esteira.
Esse esforço faz o coração acelerar e precisar de mais energia. Quando você tem uma artéria entupida no coração, ocorre um sofrimento do músculo cardíaco da área entupida durante o esforço, e a gente consegue detectar isso através da alteração do eletrocardiograma que ocorre nesse paciente. Através dessa alteração a gente consegue avaliar se o paciente está sob risco ou não de ter um infarto, e já tratar antes disso acontecer. Esse exame é fantástico e salva muitas vidas todo ano.
Exame número 2: a cintilografia miocárdica. A cintilografia miocárdica pode ser feita de 2 maneiras. Através de esforço físico como o exame de esteira, ou através da administração de medicamentos que simulam o esforço físico, quando o paciente não consegue caminhar por exemplo.
Para a captação das imagens o paciente faz uso de uma substância que é aplicada na veia, um radiofármaco. O paciente então faz uma fase de repouso e uma fase de stress. Através da captação das imagens pelo aparelho nas fases de repouso e stress é possível comparar se durante o stress está faltando sangue em alguma parte do ventrículo esquerdo. Se está faltando sangue no esforço, é porque tem artéria entupida no coração. Através então da comparação das imagens pelo tomógrafo é possível avaliar se tem coronárias entupidas.
Exame número 3: o ecocardiograma com estresse. Esse exames tem uma sensibilidade e especificidade parecida com a cintilografia, o ecocardiograma com stress avalia se tem alguma artéria entupida no coração de uma maneira um pouco diferente. É feito primeiro um ecocardiograma com o paciente em repouso. Depois disso o paciente é colocado para andar em uma esteira, fazer bicicleta, ou se não puder fazer esforço, é injetado um medicamento que simula o exercício. No pico do esforço o médico ecocardiografista faz um novo ecocardiograma. Quando o paciente tem alguma artéria entupida no coração, durante o esforço, como o coração precisa de mais sangue e o sangue não chega, porque a artéria está entupida, todo o músculo após a lesão entra em sofrimento. E ocorre o contrario do normal, ao invés de aumentar a contração do coração, na região afetada ocorre uma diminuição da contração cardíaca. E assim o médico consegue prever que aquela região pode ter algum entupimento.
Exame número 4: angiotomografia de coronárias. A angiotomografia é um exame relativamente novo, mas tá ganhando cada vez mais espaço na indicação do cardiologista clínico, sendo um exame excelente para descartar artérias entupidas no coração. É injetado contraste na veia do paciente e realizado uma tomografia, junto com a monitorização eletrocardiográfica. Com o contraste passando pelas artérias coronárias, é possível ver certinho se há ou não entupimento dessas artérias, sendo um exame assim como os outros citados acima, excelente para a prevenção de infarto.
E finalmente Exame número 5: cateterismo cardíaco. Apesar de ser um exame ainda temido pela maioria das pessoas, a gente que é cardiologista sabe da importância desse exame. Apesar de você não imaginar, o risco de complicação desse exame é muito baixo sabia? A mortalidade então nem se fala, é a raridade da raridade acontecer. Apesar disso, como se trata de um exame invasivo, existe sim a possibilidade de complicações. A principal delas é dor e hematomas discretos na artéria que é puncionada para o exame. Durante o exame é passado um cateter então pela artéria do braço que chega até as coronárias. Nas coronárias é injetado contraste e se consegue ver por escopia, através de raio-x, se existe algum entupimentos das artérias do coração. É considerado o exame padrão-ouro. O único que consegue ver com 100% de certeza se realmente o paciente tem artéria entupida ou não.
✔ Meu Telegram: https://t.me/robertoyano
✔ Site Facebook: Dr. Roberto Yano
✔ Meu Instagram: @dr.yano
Информация по комментариям в разработке