CICLO DOS SONHOS - DESENHO-SONHO - Sidarta Ribeiro e Ailton Krenak

Описание к видео CICLO DOS SONHOS - DESENHO-SONHO - Sidarta Ribeiro e Ailton Krenak

EN audio:    • CYCLE "DREAMS" - DREAM-DRAWING - Sida...  
Colabore com as escolas vivas: http://selvagemciclo.com.br/colabore/

19/04 – Terceiro encontro: DESENHO-SONHO
Uma comunicação em outros códigos, escritura simbólica, como ler? como ver?
Conversa com Sidarta Ribeiro, professor de Neurociências e autor de O Oráculo da Noite.

Compartilhamos aqui o trecho dos minutos 08:18 até 10:06 da fala de Sidarta Ribeiro que, por problemas técnicos, ficou sem áudio. Lamentamos o ocorrido e agradecemos à Natalia Amarinho e à Mariana Rotilli, da Comunidade Selvagem, pelo trabalho e cuidado em transcrever todo o conteúdo:

"É muito importante esse diálogo, essa possibilidade de diálogo e, muito na linha do que vocês vieram conversando nos diálogos anteriores, a porosidade entre saberes distintos. Como o Ailton tem pontuado, ciência é uma coisa muito ampla, envolve as ciências de muita gente. E buscar esses pontos de contato, esses pontos de equilíbrio, provavelmente essa é a melhor estratégia, a estratégia possível para a sobrevivência da espécie humana.

A primeira vez que eu conheci o Ailton e a gente conversou por tela – durante a pandemia nós tivemos muitas lives – e a live que realmente me fez sentir mais perplexo foi com o Ailton. Eu vim com meu otimismo apocalíptico e ele veio e me derrubou, me disse “escuta, tome cuidado aí. As coisas estão piores do que você pensa. Então vamos tentar entender esse movimento, e se há alguma esperança para a nossa espécie. E se a nossa espécie desaparecer, tudo bem.... Você sabe que o planeta vai se regenerar facilmente, sem problemas. O problema é que, enquanto nós estivermos aqui, precisamos ter este diálogo".

Nas conversas que vocês já tiveram com Natasha e Leandro eu achei muito interessante ter o sonho como uma linguagem, a ideia de os sonhos serem uma linguagem mais ampla do que a linguagem humana. Algo que é compartilhado por diferentes animais – talvez todos os animais. E se imaginar e apresentar como alguém que faz isso diariamente. De uma certa maneira os sonhos são uma ferramenta que os nossos ancestrais precisavam para sobreviver. E também um instrumento, uma ferramenta de imaginação dos outros, das outras, da alteridade. E isso vale para outros seres humanos e para outros animais também”.


O Ciclo de Leitura sobre Sonhos acontece em quatro encontros semanais de 2 horas às terças-feiras, transmitidos no canal Selvagem do Youtube.

Datas: 05, 12, 19 e 26 de abril de 2022
Horário: 16h às 18h
Convidados: Nastassja Martin, Leandro Altheman, Sidarta Ribeiro, Cristine Takuá e Moisés Piyãko
Mediado por Ailton Krenak
Artista Convidada: Zoé Dubus
Os encontros ficarão disponíveis aqui no canal.

Inscreva-se para receber novidades e informações sobre os ciclos: http://selvagemciclo.com.br/ciclos


Sidarta Ribeiro
Sidarta Ribeiro é professor titular de Neurociências e um dos fundadores do Instituto do Cérebro da UFRN. Sua pesquisa aborda os seguintes temas: memória, sono e sonhos; comunicação vocal e psicodélicos. É autor de mais de 100 artigos científicos e de 5 livros, entre eles O Oráculo da Noite (Cia das Letras). Também é capoeirista, integrante do Grupo Capoeira Brasil.

Mediação: Ailton Krenak
Pensador, ambientalista e uma das principais vozes do saber indígena. Criou, juntamente com a Dantes Editora, o Selvagem – ciclo de estudos sobre a vida. Vive na aldeia Krenak, nas margens do rio Doce, em Minas Gerais. É autor dos livros Ideias para Adiar o Fim do Mundo (Companhia das Letras, 2019), O Amanhã Não Está à Venda (Companhia das Letras, 2020) e A Vida Não é Útil (Companhia das Letras, 2020).

Artista convidada: Zoé Dubus
Nasceu em Paris em 1986, cidade onde atualmente reside e trabalha. Formada pela École Nationale Supérieure des Arts Visuels de la Cambre em Bruxelas, Zoé Dubus desenvolveu um trabalho que permeia a escultura, o desenho e a pintura. Em 2011, se muda para o Rio de Janeiro, no contexto do Programa Aprofundamento conduzido pela artista Anna Bella Geiger, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Durante os 6 anos que passou no Rio de Janeiro, Dubus reforçou seu universo festivo, fantástico e social, influenciado sobretudo pela cultura do carnaval e pelo abismo social. Seu trabalho já foi exibido em diversas exposições coletivas em Londres, Bruxelas, Rio de Janeiro e Paris. Se destacam duas exposições individuais, uma na galeria Artur Fidalgo, no Rio de Janeiro, e outra no Espace Voltaire em Paris.

#ailtonkrenak #selvagemciclodeestudos #ciclosonhos #sidartaribeiro #dialogo #memorias #povosrionegrino #selvagem #sonhos

Комментарии

Информация по комментариям в разработке