CONVERSA NA REDE - Partículas particulares - Ailton Krenak e Eduardo Viveiros de Castro

Описание к видео CONVERSA NA REDE - Partículas particulares - Ailton Krenak e Eduardo Viveiros de Castro

“O que está acontecendo com o planeta, todos os povos estão sentindo, estão percebendo.” – Eduardo Viveiros de Castro

"Os brancos estão interessados na contabilidade do mundo: quanto mundo tem pra ele comer. E os povos indígenas estão interessados em quantos mundos eles podem criar." – Ailton Krenak

Neste terceiro episódio da série “Conversa na Rede”, Ailton Krenak e Eduardo Viveiros de Castro se encontram no ateliê de Carlos Vergara, no Rio de Janeiro. À sombra de uma mangueira, conversam sobre temas como as convergências entre a ciência moderna e a sabedoria indígena, os impactos ambientais do capitalismo e a possibilidade de criar novos mundos a partir das ruínas do que conhecemos.

“Conversa na Rede” é uma série de Conversas Selvagem onde os pensamentos fluem com a delicadeza e frescor do balanço das redes, objeto repleto de simbologia na história do Brasil e de seus povos nativos.

Ailton Krenak é pensador, ambientalista e uma das principais vozes do saber indígena. Criou, juntamente com a Dantes Editora, o Selvagem , ciclo de estudos sobre a vida. Vive com sua família na aldeia Krenak, nas margens do rio Doce, em Minas Gerais. É autor dos livros “Ideias para Adiar o Fim do Mundo” (Companhia das Letras, 2019), “O Amanhã Não Está à Venda” (Companhia das Letras, 2020), “A Vida Não é Útil” (Companhia das Letras, 2020), “Futuro Ancestral” (Companhia das Letras, 2022) e "Um Rio Um Pássaro" (Dantes Editora, 2023).

Eduardo Viveiros de Castro é antropólogo, escritor e professor. É referência em estudos voltados aos povos indígenas, em especial no contexto das culturas amazônicas, sendo responsável por contribuições teóricas como o conceito de "perspectivismo ameríndio". É autor de "A inconstância da alma selvagem" (CosacNaify, 2002), "Metafísicas canibais" (CosacNaify & n-1 Edições, 2015) e "Há mundo por vir?" (Cultura e Barbárie, 2014), entre outras obras.

Direção:
Anna Dantes

Produção:
Madeleine Deschamps

Participação musical:
Ana Paula Cruz

Artista convidado:
Carlos Vergara

Filmagem:
Direção geral e edição: Elisa Mendes
Direção de câmera: Clara Cavour
Câmera: Clara Cosentino e Eder Neves

Som:
Priscila Alves

Fotografia:
Juliana Chalita

Técnico de montagem:
Andrew de Freitas

Agradecimentos especiais:
Carlos Vergara, João Vergara, Antônio Justo, Digo Fiães, Luiz Camillo Osorio, Cecilia Cavalieri, Teresa Duque Estrada, Rodrigo Maré e Rodrigo Quintela

Комментарии

Информация по комментариям в разработке