Guten Morgen 146: A democracia antidemocrática

Описание к видео Guten Morgen 146: A democracia antidemocrática

Chave PIX: [email protected]

Livraria Senso Incomum:
https://livraria.sensoincomum.org/

Platão - A República:
https://livraria.sensoincomum.org/a-r...

Kuehnelt-Leddihn - Liberdade ou Igualdade:
https://livraria.sensoincomum.org/a-r...

Tocqueville - Da Democracia na América:
https://livraria.sensoincomum.org/da-...

Senso Incomum: https://sensoincomum.org/
Instagram: www.instagram.com/senso.incomum
X/Twitter: x.com/sensoinc
Telegram: t.me/sensoinc
Facebook: www.facebook.com/sensoincomumorg

Guten Morgen, Brasilien! Qualquer livro da seção de ciência política de uma livraria dirá que a democracia está em crise. Hoje ouvimos muito sobre atos antidemocráticos, golpe, risco à democracia. Mas do que estão falando quando falamos em democracia? Flavio Morgenstern explica alguns pontos pragmáticos no Guten Morgen, o seu podcast preferido.

Em primeiro lugar, há uma teoria que tem retomado força que assegura que, apesar dos vários modelos políticos possíveis, na prática, sempre serão poucos que exercerão de fato o poder. Assim, da monarquia à república, são modelos diferentes, para sempre ser uma aristocracia. O mesmo de uma tirania a uma democracia: sempre será uma oligarquia no comando factual.

Há uma famosa frase do professor Olavo de Carvalho, comentando que a democracia não poderia ser a causa de si mesma: que algo nada democrático a criou e a deu sustentação, e esses eventos históricos - muitos deles afogados em violência - é que precisam ser justos o suficiente para serem considerados objetivamente válidos. Ou seja, não adianta apelar à lei e à própria democracia para se defender uma criação democrática.

Mas há aspectos ainda mais complexos. Cada uma dessas sustentações de um regime precisa de um aparato nada democrático para ser operada. Juízes, técnicos, agentes, comissões, delegados, presidentes de órgãos e mesmo as estruturas partidárias - nada disso é democrático. E quando são criticados, tratam como um... ataque à democracia. Justamente quanto mais são... oligárquicos.

Flavio Morgenstern lida com essas questões espinhosas no Guten Morgen, o seu podcast preferido! E nos faça um PIX porque o amor venceu! Chave PIX: [email protected]

Комментарии

Информация по комментариям в разработке