Liberação Miofascial dos Paravertebrais TÉCNICA MANUAL Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta

Описание к видео Liberação Miofascial dos Paravertebrais TÉCNICA MANUAL Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta

▼CLÍNICA de FISIOTERAPIA DR. ROBSON SITTA
(11)2528.4661 Ligue e agende sua consulta
Rua Coriolano 1480 - Vila Romana (Lapa), SP

▼ INSCREVA-SE no YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCb7a...

▼ Visite SITE OFICIAL:
www.fisiositta.com.br

▼ CURTA no FACEBOOK:
https://www.facebook.com/fisiositta?f...

▼ ADICIONE no LINKEDIN:
  / robson-sit.  .

▼ SIGA no INSTAGRAM:
  / robson.sitta  

FISIOTERAPIA ESPECIALIZADA em ORTOPEDIA & TERAPIA MANUAL

Manobra de Liberação Miofascial Manual / Rolfing dos Músculos Paravertebrais da Coluna Vertebral

Liberação Miofascial: o que é e quais são seus benefícios?
A liberação miofascial é uma técnica de relaxamento muscular recomendada por fisioterapeutas, massoterapeutas, entre outros profissionais do ramo, a quem pratique algum tipo de atividade física que exija um relaxamento prévio ou posterior dos músculos.

De acordo com os historiadores, ela já era utilizada na Grécia Antiga, como forma de recuperar a condição muscular dos atletas olímpicos. No entanto, foi nos EUA que a liberação miofascial ganhou o devido reconhecimento como uma poderosa manobra capaz de preparar os músculos para as atividades físicas, aliviar tensões, evitar dores e lesões, facilitar os movimentos, entre outros benefícios.

O que acontece é que os músculos são envolvidos por uma espécie de tecido conjuntivo conhecido como “fáscia”. Esse órgão é, basicamente, composto por elastina e colágeno, cuja função primordial é potencializar os movimentos musculares, na medida em que facilita a sua contração, deslizamento, fricção, além de outras funções que amenizam as tensões resultantes dos seus movimentos.

O problema é que a fáscia é um órgão repleto de fibras nervosas ou “neurônios sensoriais” que, como todo órgão semelhante, é também responsável pela sensação de dor–que é a resposta do músculo a um estímulo físico.

Quando esse tecido conjuntivo é desgastado ou, de alguma forma, comprometido, o resultado é a sua rigidez, com consequente prejuízo do movimento de deslizamento entre os músculos — uma condição que, obviamente, resulta em dor e dificuldade para executar os movimentos normais de determinado grupo muscular.

A técnica da liberação miofascial é indicada, portanto, como a melhor solução para o “destravamento” dessas fáscias, por meio de técnicas utilizadas por profissionais (geralmente fisioterapeutas e massoterapeutas) experientes, capacitados, ou indivíduos comuns, utilizando-se de instrumentos especialmente desenvolvidos para esse fim.

O que é?
O nome dessa manobra é o resultado dos termos: mio = músculo + fáscia = tecido conjuntivo. Em poucas palavras, pode ser definida como uma técnica de massagem aplicada em determinadas regiões do corpo, com a função de eliminar os pequenos nódulos de tensão muscular resultante do enrijecimento dessas fáscias que recobrem os músculos.

Quais são os benefícios?
Como uma técnica aplicada em pontos específicos dos músculos, com o objetivo de desenrijecer as fáscias e devolver o funcionamento normal dos grupos musculares, ela geralmente resulta nos seguintes benefícios:

1.Elimina as tensões musculares
Por meio de pressões manuais ou com o auxílio de aparelhos, a técnica distensiona os músculos, elimina as dores e provoca o relaxamento muscular. Isso ocorre muito por conta do estímulo ao OTG (Órgão Tendinoso de Golgi) presente nos tendões musculares.

2.Aumenta a flexibilidade
Outro benefício da liberação miofascial é o retorno do adequado movimento das articulações, com consequente aumento da flexibilidade dos músculos, nervos, ligamentos, tendões, entre outros órgãos.

3.Melhora a circulação
A técnica também ajuda a regularizar a circulação sanguínea e, como consequência, facilita a respiração e a adequada oxigenação do cérebro.

Fibras musculares distensionadas permitem que água, oxigênio e demais nutrientes circulem melhor pelo organismo, o que resulta num maior aproveitamento das proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais ingeridos.

4.Alterações físicas e emocionais
É notória a melhora do humor, a diminuição dos níveis de ansiedade e estresse, o sensível aumento da capacidade cardiorrespiratória, aumento de disposição, entre outros benefícios psicológicos e emocionais, também são o resultado do desenrijecimento das fáscias musculares.

5.Aumenta o raio de ação dos músculos
Os indivíduos que utilizam a técnica também percebem uma maior amplitude dos movimentos e do raio de ação de determinados músculos após poucas sessões.

Sem dúvida, o ganho de mobilidade é um dos seus principais benefícios. Por isso mesmo, é uma das técnicas mais recomendadas para quem deseja melhorar seu preparo físico e ter a capacidade de movimentos eficientes.

6.Evita as lesões por esforço repetitivo
As lesões por esforço repetitivo (LER) são algumas das principais causas de afastamento do trabalho e pedidos de aposentadoria.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке