Proteger o Cerrado para Garantir a Vida! Geraizeiros em Luta pela Defesa do Território Tradicional

Описание к видео Proteger o Cerrado para Garantir a Vida! Geraizeiros em Luta pela Defesa do Território Tradicional

Proteger o Cerrado para Garantir a Vida! Diante de grave crime ambiental e grilagem de terras públicas, Geraizeiros vão à Luta pela Defesa do Território!

Mesmo diante de um cenário caótico e sombrio, resultado da crise e emergência climática que produze seca extrema e ameaça os ecossistemas, no Cerrado, que é considerado a “caixa d’água” do país, o desmatamento tem batido recorde de desmatamento, sendo alvo de exploração para benefício de grandes empresas capitalistas. Neste contexto, os Povos e Comunidades Tradicionais, que dependem do Cerrado para a manutenção dos seus modos de vida, são drasticamente afetados, restando como opção, o enfrentamento e a luta pela defesa dos seus territórios, para a garantia da sobrevivência.

No município de Rio Pardo de Minas, no Norte de Minas, as comunidades Geraizeiras, Santana e Riachinho, há anos vêm lutando pela defesa do Cerrado e contra o avanço de uma empresa grileira de terras públicas dentro do seu território tradicional. Entretanto, no mês julho deste ano, 2024, essas comunidades foram surpreendidas com nova investida de uma empresa, que se dizia ter comprado as terras e desmatou uma grande área de chapada, cerca de 1.200 hectares. Um CRIME ambiental com graves consequências, destruindo uma diversidade de plantas medicinais, frutos nativos, extinguindo animais, entristecendo e acabando com a paz das famílias e moradores locais. O desmatamento de centenas de hectares de Cerrado, sem o devido licenciamento ambiental, deixou o solo totalmente exposto e com terra solta, o que significa que, quando chover, esse material será carregado para as baixadas e, consequentemente, irá assorear os rios e soterrar as nascentes d’água. Frente essa realidade, as comunidades se juntaram e resolveram ir à luta: barraram a empresa, interromperam a continuidade do desmatamento e acamparam na área para demarcar, reivindicar seus direitos, cobrar uma ação do Estado e retomar seu território.


#cerrado #DefesaDoCerrado #PovosTradicionais #LutaPorTerritório #LutaPorDireitos #DireitoDosPovos #CrimeAmbietal #DesmatamentoCerrado #PCTs #Geraizeiros #NortedeMinas #TerritóriosTradicionais

Комментарии

Информация по комментариям в разработке