Olá Tripulantes do NAVE! Nesse quarto episódio da série NAVE ONDAS, interpretando o ECG na anestesia, vamos conversar um pouco sobre as ondas de eletrocardiografia (ECG) e destacar as principais alterações no ECG durante a anestesia.
A eletrocardiografia, também conhecida como ECG, é na verdade uma composição de várias ondas sequenciadas, que representam a atividade elétrica gerada pelo coração em um batimento. Para entendermos como obter as ondas de ECG, precisamos lembrar que o coração é um músculo com condução elétrica ritmada e, desde que esteja saudável, sempre vai gerar um primeiro estímulo em um determinado lugar, para aí então propagar para outras partes do órgão.
O estímulo inicial é disparado no nó sinoatrial, localizado no átrio direito. Após isso, o estímulo segue em direção ao nó atrioventricular, que conduz o estímulo para os ventrículos, pelo feixe de hiss, localizado no septo interventricular. Esse então segue caminho, chegando até as fibras de purkinje, formando as ondas do eletrocardiograma.
Para obtermos as ondas de ECG na anestesia, geralmente utilizamos as derivações bipolares de Einthoven que são a DI, DII e DIII. Assim, o eletrocardiograma padrão terá o seguinte formato: A primeira onda é a P, que caracteriza a despolarização dos átrios e é positiva. Depois temos o complexo QRS, que caracteriza a despolarização dos ventrículos. Em sequência temos a onda T, que representa a repolarização dos ventrículos, que geralmente é positiva, com tamanho máximo de 25% da onda R. É importante entendermos que a onda gerada pela repolarização dos átrios geralmente não é observada, pois ela é sobreposta pelo complexo QRS.
Em equinos e bovinos nós utilizamos a derivação base-ápice, que nos dá uma leitura um pouco diferente, com o complexo QRS invertido. A onda T pode ser positiva ou bifásica. Um outro detalhe bem importante é que a onda P pode ser bífida em equinos adultos, devido o tamanho dos átrios.
A interpretação do eletrocardiograma durante a anestesia é bem mais dinâmica que na clínica médica. Isso porque fazemos uma leitura mais rápida, sem medir tamanho de ondas, e tentando correlacionar com os medicamentos ou acontecimentos durante a anestesia. Nesse caso, as principais alterações nas ondas de ECG na anestesia são a bradicardia sinusal, parada sinusal (sinus arrest), bloqueio atrioventricular de 1º e 2º graus, taquicardia sinusal, complexo ventricular prematuro, o escape ventricular e complexo atrial prematuro.
Veja as informações com detalhes no vídeo!
*Agradecimento especial à Dra Elizabeth Carvalho do CANAL ECOSVET* / @ecoscardiovet
👍 GOSTOU DESSE VÍDEO? Então confira outros vídeos relacionados a esse tema:
✅ Ondas de Capnografia • 🔴 ANALISANDO a CAPNOGRAFIA | NAVE On...
✅ Onda Pletismográfica • 🔴 INTERPRETANDO A OXIMETRIA (PLETISM...
✅ Ondas de Pressão Arterial • 🔴 COMO AVALIAR A PRESSÃO ARTERIAL | ...
=================
Material Adicional
Carregaro AB, Silva ANE. Monitoração Anestésica. In: Luna SPL, Carregaro, AB. Anestesia e Analgesia de Equideos, Ruminantes e Suínos. 247-280, 2019.
– ECG Educator Blog. https://ecg-educator.blogspot.com/
Kaese et al. Herzschrittmacherther Elektrophysiol, 24:84-91,2013.
Tilley LP. Essentials of canine and feline electrocardiography: Interpretation and treatment. Lea & Febiger, 500p, 1992.
Créditos adicionais
Vídeo coração - • Cardiac Conduction System and Underst...
Vídeo traçado de ECG - • EKG/ECG Interpretation (Basic) : Easy...
Música Final - Level Up - Quincas Moreira
================
⚠️ Cuidado, não clique aqui!!! 👉🏽 https://bit.ly/3tNfrOb
https://www.nave.vet.br
Nos siga nas redes sociais!
É naveanestesia em tudo!
✅ / naveanestesia
✅ / naveanestesia
✅ / naveanestesia
✉ [email protected]
========================
BEM VINDOS AO CANAL DO NAVE!
O NAVE foi criado em 2005 e tem como principal objetivo divulgar vídeos e webseries voltados para os alunos de Medicina Veterinária e profissionais que militam na área de anestesiologia veterinária.
📺 Assista aos vídeos!
👍 Inscreva-se no canal!
🗣 Sugira temas!
👥 Compartilhe!
Abraços!
Adriano Carregaro
Coordenador do NAVE - USP Pirassununga/SP/Brasil
Информация по комментариям в разработке