Capilaridade, tipos de aquífero e carga hidráulica a águas subterrâneas

Описание к видео Capilaridade, tipos de aquífero e carga hidráulica a águas subterrâneas

A tendência dos líquidos subirem nos tubos capilares é chamada de capilaridade ou ação capilar, sendo isso consequência da tensão superficial.

Observamos o que ocorre quando um tubo capilar de vidro é imerso em água ou em qualquer líquido no qual tenha a tendência de aderir ao vidro. Quando uma película muito fina cobre a maior parte do vidro sua energia é a mais baixa possível, Quando essa película se espalha pela parede interna do capilar, a superfície do líquido fica curva no interior do tubo fazendo com que a pressão junto ao menisco seja menor do que a pressão atmosférica.

O fenômeno da capilaridade está diretamente associado a disponibilidade de água subterrânea, visto que a interconexão entre os poros do solo funciona como pequenos tubos, onde a água também sobre pela diferença de tensão superficial, aumentando e facilitando a disponibilidade de água subterrânea.

Considerando a disponibilidade e a distribuição de água no solo, precisamos fazer uma conceituação sobre como a mesma se encontra disponível para o nosso acesso. Neste contexto, é muito comum utilizarmos o termo "Aquífero" para designar uma reserva de água subterrânea, mas muito cuidado, o "aquífero" não é um lago subterrâneo, mas sim uma formação geológica que permite o armazenamento e a transmissão de água.

Baseado neste ultimo conceito, podemos dividir os reservatório de água subterrânea em: Aquicludes, Aquifugos, Aquitardos e Aquíferos. O vídeo acima apresenta maiores informações sobre essas classificações

Комментарии

Информация по комментариям в разработке