As cinco principais causas de dores crônicas nas pernas

Описание к видео As cinco principais causas de dores crônicas nas pernas

Dr. André Marques Mansano, MD, Ph.D, FIPP, CIPS
CRM 126.976/SP
Área de Atuação em Dor - AMB
Fellow of Interventional Pain Practice - World Institute of Pain
Certified in Interventional Pain Sonologist - World Institute of Pain
Membro do Comitê de Educação do "World Institute of Pain”
Pós-Doutor HC/FMUSP

Agendamento de consultas:
Whatsapp: 11971175715
Ou pelo link:
https://agendar.amplimed.com.br/andre...

Uma das causas mais conhecidas de dores nas pernas é a hérnia de disco. Então o que ocorre durante o processo de hérnia de disco?
Isso que vocês vão ver aqui é a nossa coluna vertebral que ela é composta então dos Ossos das vértebras e do disco intervertebral fundamentalmente. Então nós temos inúmeras vértebras cervical, torácica e lombar. Vamos falar da região lombar que é o que causa dores nas pernas. Isso daqui é o disco intervertebral que o amortecedor entre as vértebras da coluna; ele tem duas regiões muito importantes, esta interna que se chama núcleo e é mais gelatinoso, e a externa, mais endurecida, chamada de ânulo. O que acontece muitas vezes é que esse disco degenera e ele escapa um pouquinho para trás, e isso comprime a raiz nervosa que vai formar o nervo ciático, é por isso que a dor vai para perna. Então há algumas fissuras nessa região mais endurecida que permite então que esse disco escape comprimindo as raízes nervosas que descem para perna. Isso é popular é hérnia de disco.
O que que sente o paciente com hérnia de disco? alguns sintomas como dores lombares com irradiação para o membro inferior, na maioria das vezes uma perna só mas pode acontecer nas duas, podendo ser associadas a formigamento na perna, dormência e até perda da força muscular. O que faz essa dor piorar? Normalmente curvar para frente, ficar sentar, tossir e espirrar. E essas dores podem melhorar com o repouso.
Um outro problema aqui também, comprime os nervos que descem para perna, mas é um pouco diferente da hérnia de disco, chama-se estenose foraminal, eu explico na estenose foraminal. O processo é um pouco diferente, porque a compressão do nervo se dá por mais de um motivo.
Também acontece a degeneração do disco intervertebral, como se fosse uma hérnia de disco, mas também ocorre uma artrose das articulações da coluna gerando então calos ósseos que vão ajudar a comprimir ainda mais essa estrutura nervosa que vai formar então o nervo ciático com isso o quadro clínico, os sintomas podem ser um pouquinho diferentes, então o paciente a sentir dores também que irradiam para as pernas, mas tipicamente essas dores pioram de pé ou quando o paciente caminha e também quando ele estende a coluna, quando ele estica as costas para trás. Pode melhorar quando ele se senta ou quando ele deita e quando ele flexiona a coluna, quando ele coloca as costas para frente. Então o quadro típico do paciente com estenose foraminal nós chamamos de claudicação neurogênica que é o fato do paciente começar a sentir dores à medida que caminham alguns metros ou algumas centenas de metros, e melhora significativamente quando ele para e senta. Então normalmente é paciente que tem que fazer paradas periódicas quando vai então caminhar. Ainda falando sobre questões relacionadas aos nervos, nós temos as dores neuropáticas. Dores neuropáticas, por definição, são dores originadas da própria lesão dos nervos que carregam informações
dolorosas e por isso, muitas vezes, elas são mais difíceis de serem tratadas. É muito importante que se tente ao máximo identificar a causa dessa dor neuropática. A causa mais comum, por exemplo em adultos, é a presença do diabetes mas existem outras várias doenças e exposições que podem causar esses tipos de dores ,como problemas na tireóide, infecções crônicas, deficiências vitamínicas e, eventualmente até uso de alguns medicamentos. E agora nós entramos nas causas circulatórias; a primeira conhecida como varizes relacionadas especificamente às veias dos membros inferiores.
Então as nossas veias contém essas válvulas que elas se fecham quando o sangue passa, impossibilitando, ou ao menos dificultando, que esse sangue reflua, que esse sangue volte para trás em alguns pacientes essas veias se tornam incompetentes, elas não conseguem mais fazer o seu trabalho. E aí o sangue começa a voltar um pouquinho para as pernas enchendo, ingurgitado essas veias, tornando-as então mais espessas e mais tortuosas. Essas são então as já bem conhecidas varizes. É claro que nem todo paciente que tem varizes nas pernas vão sentir dores
elacionadas à presença delas, mas quando isso acontece o paciente costuma referir dores do tipo peso, uma dor mais cansada, eventualmente em queimação que acontece mais no final do dia ou quando o paciente fica muito tempo sentado ou de pé.
E por último dores relacionadas especificamente a problemas das artérias.
Nós chamamos isso de insuficiência arterial periférica crônica, nós temos então várias artérias, uma rede delas que vão se ramificando e levando sangue e seus nutrientes para diversos pontos

Комментарии

Информация по комментариям в разработке