JOÃO CÂNDIDO. O ALMIRANTE NEGRO. HERÓI DO POVO

Описание к видео JOÃO CÂNDIDO. O ALMIRANTE NEGRO. HERÓI DO POVO

INSCREVA-SE!
CURTA!
COMENTE!

VALEU PRA VOCÊ? Contribua para a sustentabilidade do canal, adquirindo o ($) VALEU!

Você também pode contribuir através do PIX [email protected]

Você também pode contribuir através do PIX [email protected]

Nos sigam nas redes sociais:
  / pensarafricanamente  
  / africanamente1  
  / pensar.africanamente  
www.tiktok.com/@pensar.africanamente


07.05.2024 TERÇA-FEIRA 19h30

JOÃO CÂNDIDO. O ALMIRANTE NEGRO. HERÓI DO POVO


‘Salve o navegante negro
Que tem por monumento
As pedras pisadas do cais’
(Trecho da música Mestre Sala dos Mares, de João Bosco e Aldir Blanc)

Estamos presenciando o que talvez possa ser chamado de ‘o último embate do almirante negro contra o racismo da Marinha do Brasil’. Sobre esta questão vamos conversar com o Seu ADALBERTO DO NASCIMENTO CÂNDIDO, filho de João Cândido; e com o professor ÁLVARO PEREIRA DO NASCIMENTO, autor do livro João Cândido, o Mestre Sala do Mares (Eduff, 2020).

João Cândido é herói do povo brasileiro porque encarna valores que almejamos para a nossa nação, a luta contra a opressão, por dignidade, justiça e equidade.

Em 1910 liderou a REVOLTA DA CHIBATA, contra os castigos físicos comuns numa Marinha que praticava o recrutamento forçado de jovens, em sua maioria negros, e os submetia a castigos físicos, numa espécie de continuidade do sistema escravocrata.

Mais de um século depois, presenciamos o que talvez possa ser chamado de ‘o último embate do almirante negro contra o racismo da Marinha do Brasil’.

João Cândido, sem sombra de dúvidas um herói reconhecido e consolidado no imaginário brasileiro, teve seu nome finalmente indicado para compor o panteão oficial dos heróis e heroínas nacionais, através de projeto de lei.

Mas o comandante da Marinha, Marcos Olsen, enviou aos parlamentares documento contrário à homenagem, referindo-se a João Cândido e demais participantes da revolta como “abjetos marinheiros”.

ADALBERTO DO NASCIMENTO CÂNDIDO: Mais conhecido como “Candinho”. Nascido e criado em São João de Meriti, é o único filho vivo de João Cândido. Começou a trabalhar com 14 anos, assim como seu pai sempre foi muito guerreiro, buscando sempre o melhor para sua família, apoiando inclusive João Cândido na compra do terreno onde foi construída a casa para ele morar, na qual residiu até o final da vida.

ÁLVARO PEREIRA DO NASCIMENTO: Professor titular de História do Brasil, dos programas de graduação e de pós-graduação da área de História e da área Interdisciplinar em Humanidades Digitais (UFRRJ). Pesquisador de Produtividade do CNPq, Coordenador Adjunto da Área de História (CAPES). Autor do livro João Cândido, o Mestre Sala do Mares (Eduff, 2020).

Apresentação: SILVANY EUCLÊNIO

#pensarafricanamente
#africanidades
#Joãocândido
#almirantenegro
#revoltadachibata

Quer criar transmissões ao vivo como esta?

Confira o StreamYard: https://streamyard.com/pal/d/51213855...

Комментарии

Информация по комментариям в разработке