Clube de Leitura CCBB 2024 - 9º Encontro – Itamar Vieira Júnior e Jeferson Tenório| BB

Описание к видео Clube de Leitura CCBB 2024 - 9º Encontro – Itamar Vieira Júnior e Jeferson Tenório| BB

Tema: Heranças de Zumbi
Livros: Torto Arado (Itamar Vieira Júnior) e O Avesso da Pele (Jeferson Tenório)

O Clube de Leitura CCBB convida o público para conversar sobre o autor escolhido. A obra a ser abordada é selecionada através de votação no Instagram e o bate-papo acontece no CCBB RJ, conduzido por Suzana Vargas. A curadoria selecionou autores brasileiros de diversas regiões e autores internacionais. A programação é inteiramente gratuita.

Continuando temporada do Clube de Leitura CCBB 2024, Itamar Vieira Júnior, Jeferson Tenório, Suzana Vargas e, em participação especial, Elizabeth Manja se unem para ler e comentar os livros Torto Arado de Itamar Vieira Júnior e O Avesso da Pele de Jeferson Tenório.

Sobre o livro Torto Arado:
Um texto épico e lírico, realista e mágico, que revela, para além de sua trama, um poderoso elemento de insubordinação social. Nas profundezas do sertão baiano, as irmãs Bibiana e Belonisia encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente. E para sempre suas vidas estarão ligadas ― a ponto de uma precisar ser a voz da outra. Numa trama conduzida com maestria e com uma prosa melodiosa, o romance conta uma história de vida e morte, de combate e redenção. Vencedor dos prêmios Leya, Jabuti e Oceanos.

Sobre o autor Itamar Vieira Júnior:
Vencedor dos prêmios Leya, Oceanos e Jabuti, Itamar Vieira Junior nasceu em Salvador, na Bahia, em 1979. É geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA. Seu romance Torto arado (Todavia) é um dos maiores sucessos — de público e crítica — da literatura brasileira nas últimas décadas, tendo sido traduzido em mais de vinte países, com futura adaptação para o audiovisual. Em 2023, lançou seu mais recente romance, Salvar o fogo, também publicado pela editora Todavia. É autor também do livro de contos Doramar ou a Odisseia (Todavia, 2021).

Sobre o livro O Avesso da Pele:
Um romance sobre identidade e as complexas relações raciais, sobre violência e negritude, é uma obra contundente no panorama da nova ficção literária brasileira e venceu o Prêmio Jabuti na categoria “Romance Literário”. O livro conta a história de Pedro, que, após a morte do pai, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. Com uma narrativa sensível e por vezes brutal, Jeferson Tenório traz à superfície um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, e um denso relato sobre as relações entre pais e filhos.

Sobre o autor Jeferson Tenório:
Jeferson Tenório nasceu no Rio de Janeiro, em 1977. Radicado em Porto Alegre, é doutor em teoria literária pela PUC-RS. Foi colunista do jornal Zero Hora e Uol/Folha de São Paulo até abril de 2023. Foi professor visitante de literatura na Brown University, EUA. Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. É autor de Estela sem Deus (2018) e O avesso da pele (2020), que venceu o prêmio Jabuti e teve seus direitos vendidos para Portugal, Itália, Inglaterra, Canadá, França, México, Eslováquia, Suécia, China, Bélgica e Estados Unidos.

Sobre a mediadora:
Suzana Vargas é poeta, autora de livros infantis e juvenis, ensaísta, professora, Mestre em Teoria Literária pela UFRJ, curadora e produtora de eventos literários nacionais e internacionais. Editou revistas literárias na Fundação Biblioteca Nacional, onde atuou em programas de leitura e projetos culturais, entre outros trabalhos com instituições diversas. Possui 16 livros publicados, entre eles Caderno de Outono, finalista do prêmio Jabuti. Tem poemas traduzidos em países como Itália, Espanha, Alemanha e França. Criou e dirige o Instituto Estação das Letras

Sobre a participação especial Elizabeth Manja:
Professora, Poeta, Curadora, Palestrante, Gestora Cultural, CEO Diretora Executiva e Fundadora do Instituto Territórios Diversos e da Biblioteca Estação 67, ambos em Sepetiba. Elizabeth Manja também é ativista em pautas antirracismo, mulheres e periferias Zona Extremo Oeste do Rio. É uma artista e intelectual inquieta, idealizadora de importantes projetos literários e eventos culturais como o Sarau Estação 67, Multiverso Z.O Festival de Cultura, Estação 67 Circuito Ciranda da Leitura entre outros. Por essa múltipla trajetória recebeu destaque com homenagens e premiações como a Medalha da Ordem do Mérito Cultural Carioca da Secretaria Municipal de Cultura do Rio, recebeu o Troféu Ubuntu de Cultura Negra, Troféu ALAP / Academia de Letras e Artes de Paranapuã entre outros.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке