Exercícios Esporão de Calcâneo Dor no Calcanhar TRATAMENTO Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta

Описание к видео Exercícios Esporão de Calcâneo Dor no Calcanhar TRATAMENTO Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta

▼ Contato: (11)2528.4661 - www.fisiositta.com.br
CLÍNICA de FISIOTERAPIA Dr. ROBSON SITTA
Rua Coriolano 1480 - Vila Romana (Lapa), São Paulo (SP) - Brasil
SIGA NAS REDES SOCIAIS:
▼ YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCb7a...
▼ INSTAGRAM:   / robson.sitta  
▼ FACEBOOK: https://www.facebook.com/fisiositta?f...
▼ LINKEDIN:   / robson-sit.  .
▼ SITE: www.fisiositta.com.br

FISIOTERAPIA ESPECIALIZADA em ORTOPEDIA & TERAPIA MANUAL
Esporão de Calcâneo ou Exostose Calcanear

Esporão Calcâneo ou Exostose Calcanear (EC) é uma alteração na estrutura do calcâneo caracterizada por uma neoformação óssea. A EC pode estar presente em dois sítios diferentes no osso calcâneo.

Entre os locais temos a possibilidade de desenvolvimento da EC. Na face plantar do osso calcâneo, na região da inserção dos músculos flexores curtos dos dedos, do quadrado plantar e da fáscia (ou aponeurose) plantar. A outra localidade está na inserção do tendão calcâneo na face posterior do osso. O tendão de calcâneo fixa-se ao osso do calcâneo através de fibras colágenas que aderem e penetram à superfície óssea

A literatura científica tem direcionado nossa atenção para que os quadros de EC sempre estejam relacionados com uma fascíte prévia. É indiscutível que são patologias, pela própria localização e natureza muitas vezes semelhantes e de fácil confusão clínica, mas sabe-se que as alterações estruturais em cada uma destas lesões são diferentes.

Já comentamos sobre a fascíte na postagem anterior, agora devemos entender o mecanismo da formação da Exostose Calcanear ou, esporão de calcâneo.

O esporão é uma espícula óssea que pode se formar lentamente na superfície óssea pela tração contínua em decorrência da retração da fáscia plantar e na inserção do tendão calcâneo pelo encurtamento de toda a cadeia muscular póstero inferior. O processo de formação de um esporão é lento, podendo levar décadas até o aparecimento dos primeiros sintomas.

A tração frequente do tendão calcâneo ou da fáscia plantar pode desencadear um processo de sobrecarga, que se manifesta por alterações degenerativas do tecido, modificações da composição das fibras colágenas e das células, que sofrem modificações estruturais, tornando o tecido mais rígido, pouco flexível, com formação de zonas de cartilagem e calcificação, consequentemente com menos capacidade de adaptação ao esforço.

O esporão de calcâneo pode ser classificado segundo o seu tamanho, a localização e a presença ou não de sintomas. Ele poderá apresentar-se com uma grande dimensão e ainda assim, assintomático; ou poderá ser pequeno e sintomático.

A identificação é feita por meio de radiografias simples e até mesmo pela ressonância magnética, capaz de identificar precocemente alterações do tecido ao redor da espícula óssea como uma bursite, e a ruptura parcial da fáscia ou do tendão.

Esporões sintomáticos são geralmente passíveis de tratamento clínico inicial, mediante a utilização de palmilhas de silicone que minimizam o choque na região do calcâneo, calçados com melhor distribuição das pressões plantares, medicamentos analgésicos e antiinflamatórios, além de exercícios para correção e diminuição da tensão tecidual.

Pacientes portadores de esporões do calcâneo devem seguir algumas orientações no sentido de reduzir os sinais e sintomas, tais como a redução do peso corporal nos indivíduos portadores de sobrepeso ou obesidade, evitar permanecer em pé por longos períodos, manter hábitos saudáveis de exercícios físicos regulares e alongamentos frequentes.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке