POR QUE O DISJUNTOR CAIXA MOLDADA É MAIOR QUE UM MINI DISJUNTOR?

Описание к видео POR QUE O DISJUNTOR CAIXA MOLDADA É MAIOR QUE UM MINI DISJUNTOR?

Você acreditaria se eu te dissesse que o menor disjuntor suporta o dobro da corrente do outro? Sim, é verdade. Isso porque o maior disjuntor é um modelo conhecido como caixa moldada que tem características diferentes e neste vídeo vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre ele, na teoria e na prática, inclusive atuando em sobrecarga e curto circuito.
_________________________________________________
Loja Online Andra: https://bit.ly/loja-andra
Site Andra: https://bit.ly/site-andra
Site Steck: https://bit.ly/site-steck
_________________________________________________
Receba conteúdos da Eletricity direto no seu e-mail! Cadastre-se através do link abaixo:

🔗 https://bit.ly/cadastro-eletricity
__________________________________________________
👇 Se liga nos nossos conteúdos 👇

🔌 https://linktr.ee/Eletricity
__________________________________________________
Disjuntores caixa moldada tem este nome porque possuem um alojamento de sustentação montado em material isolante moldado.

Mas porque este disjuntor tripolar de 25A é tão grande comparado a este outro também tripolar de 50A?

Esta diferença está relacionada principalmente com a corrente de curto circuito suportada e não com a corrente nominal. Como são maiores e mais robustos, os disjuntores caixa moldada tem também dimensões maiores nos componentes internos, principalmente na câmara de extinção de arco, fazendo que que ele suporte correntes de curto circuito muito maiores do que os modelos conhecidos como mini disjuntores.

Enquanto a corrente de curto circuito de um mini disjuntor está entre 3 e 6 kA, para a tensão de 220v, este modelo de disjuntor caixa moldada da STECK tem um valor de 43kA para curto circuito que é a corrente Icu (kA) gravada no corpo do disjuntor. Por segurança, para tensões mais elevadas, o valor de corrente de curto circuito é menor.

Então podemos dizer que o disjuntor caixa moldada tem maior capacidade de interrupção em curto circuito. Se analisarmos com mais detalhes vamos encontrar também a indicação Ics e para o disjuntor STECK temos a indicação de 100%. Ics significa corrente de curto circuito em serviço.

A porcentagem é obtida em testes determinados pela NBR IEC60947-2 que funcionam assim:

Nos ensaios teremos 3 letras ou siglas:

O (open) – Significa manobra de interrupção, no nosso caso um curto circuito.
CO (close/open) – Significa uma manobra de ligar seguida de uma manobra de desligamento, novamente um curto circuito.
t - (time) - É o tempo de intervalo entre as manobras de curto circuito que não deve ser inferior a 3 minutos.

Para determinação da corrente de curto circuito Icu temos uma sequência
O - t - O.

Então o disjuntor é submetido a uma corrente de curto até que ele atue e depois de um tempo t o processo é repetido. O disjuntor deve manter suas características inicias de funcionamento e só assim o valor de corrente de curto circuito será determinado.

Para determinação da corrente de curto circuito em serviço Ics temos uma sequência
O - t - CO - t - CO.

Agora o disjuntor é submetido a uma corrente de curto até que ele atue e depois de um tempo t é rearmado. Depois de mais um ciclo de tempo o processo é repetido e ele é novamente rearmado e submetido a uma última corrente de curto circuito. O disjuntor deve manter suas características inicias de funcionamento após o teste e só assim o valor de corrente de curto circuito Ics será determinada.

Veja a importância de não sair por aí insistindo em ligar disjuntores sem saber o motivo pelo qual ele está desligado.

Falando nisso, você saberia dizer se um disjuntor atuou por curto, sobrecarga ou se foi apenas desligado por alguém?

Nos mini disjuntores não é possível essa verificação, pois eles tem apenas 2 posições, ligado ou desligado. Mas nos modelos caixa moldada temos 3 posições. Ligado, desligado e Trip que seria quando ele atua por curto ou sobrecarga. Podemos fazer este teste no botão disponível na carcaça do disjuntor. Veja que ele não está na posição ligado ou desligado, mas exatamente onde temos esta marca que determina a posição Trip e assim facilmente podemos identificar que o desligamento não foi manual.

Sabe onde você encontra toda a linha de disjuntores caixa moldada STECK com o melhor custo-benefício? Na ANDRA, a maior rede de materiais elétricos de São Paulo. São mais de 10 lojas espalhadas pelo Sudeste além do atendimento em todo o Brasil através do televendas, WhatsApp ou Loja Virtual em parceria com o Portal Elétrico. Acesse “andra.com.br” e saiba mais.

Aproveite para acessar na descrição deste vídeo, links para maiores detalhes sobre a STECK, ANDRA e sobre os produtos mostrados neste vídeo.

💡 Se liga na #eletricity #andra e #steck 💡

Комментарии

Информация по комментариям в разработке