Max Weber - Burocracia | Prof. Anderson

Описание к видео Max Weber - Burocracia | Prof. Anderson

Curso Online de História da Filosofia: https://hotm.art/historiadafilosofia-...

Conheça nossos outros cursos: https://filosofiatotal.com.br/

Preparatório ENEM e MEDICINA: https://filosofiatotal.com.br/extensi...

----------------------------------------------
Max Weber e a burocracia
----------------------------------------------

Max Weber, em relação ao mundo moderno (científico), demonstrava um certo pessimismo e não encontrava saída para os problemas culturais que nele surgiam, assim como para a “prisão” na qual o homem se encontrava por causa do sistema capitalista.
Antes da sociedade moderna, a religião era o que motivava a vida das pessoas e dava sentido para suas ações, inclusive ao trabalho. Mas com o pensamento científico tomando espaço como referencial de mundo, certos apegos culturais – crenças, formas de agir – vindos da religiosidade foram confrontados. O problema que Max Weber via era que a ciência não poderia ocupar por completo o lugar que a religião tinha ao dar sentido ao mundo.
Se, em contextos históricos anteriores, o trabalho poderia ser motivado pela religião, como foi explicado anteriormente, e agora não é mais, devido à racionalização do mundo, por que, então, o homem se prende tanto ao trabalho? Porque o sistema capitalista – da produção industrial em série e da exploração da mão-de-obra – deixou o homem ocidental sem uma “válvula de escape”. Preso, agora ele vive do e para o trabalho.

Tanto em seu grande tratado Economia e sociedade como nos Escritos de sociologia da religião, Max Weber estudou a importância social das formas religiosas de vida. O ponto de partida da história religiosa da humanidade é um mundo repleto de sagrado e, em nossa época, o ponto de chegada é aquilo que Max Weber chama de desencanto do mundo: “A ciência nos faz ver na realidade externa unicamente forças cegas, que podemos dispor a nosso serviço, mas não pode fazer sobreviver nada dos mitos e da divindade com que o pensamento dos primitivos povoava o universo. Nesse mundo desprovido de encantos, as sociedades humanas evoluem para uma organização mais racional e sempre mais burocrática”.
No escrito A ciência como profissão, depois de afirmar que ser superados no plano cientifico é não somente nosso destino, de todos nós, mas também nosso escopo, Max Weber se propõe o problema do significado da ciência.
Trata-se do problema do significado de uma atividade que não alcança e jamais poderá alcançar seu fim. Em todo caso, para Max Weber o progresso cientifico é uma fração, sem dúvida a mais importante, daquele processo de intelectualização ao qual estamos sujeitos há séculos.
O significado profundo dessa intelectualização e racionalização progressivas, segundo Max Weber, está “na consciência ou na fé de que basta querer para poder; em princípio, qualquer coisa pode ser dominada pela razão. O que significa o desencantamento do mundo. Não é preciso mais recorrer à magia para dominar ou para obter as graças dos espíritos, como faz o selvagem para quem tais potências existem. Isso é suprido pela razão e pelos meios técnicos. E sobretudo esse o significado da intelectualização como tal”.
Todavia, admitido esse desencantamento do mundo, Max Weber então se pergunta qual será o significado da “ciência como vocação”, e escreve que a resposta mais simples a essa interpretação é oferecida por Tolstoi: a ciência “é absurda, porque não responde a única pergunta importante para nós: o que devemos fazer, como devemos viver?”
Além de pressupor a validade das normas da lógica e do método, a ciência também deve pressupor que “o resultado do trabalho cientifico é importante no sentido de ser ‘digno de ser conhecido’”.
Mas é evidente que, por seu turno, “esse pressuposto não pode ser demonstrado com os meios da ciência” e “menos ainda se pode demonstrar se o mundo por elas (as ciências) descrito é digno de existir: se tenha um ‘significado’, ou se haja sentido existir nele”.

------------------------------
PROF. ANDERSON
------------------------------

O Prof. Anderson é licenciado em Filosofia com habilitação em Sociologia, advogado especializado em direito do trabalho e apaixonado pelas Ciências Humanas.
Possui o maior preparatório online de Filosofia e Sociologia para o ENEM e Vestibulares com vídeo aulas dinâmicas, material de apoio, muitas questões e simulados.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке