Iluminismo - Prof. Anderson

Описание к видео Iluminismo - Prof. Anderson

Curso Online de História da Filosofia: https://hotm.art/historiadafilosofia-...

Conheça nossos outros cursos: https://filosofiatotal.com.br/

Preparatório ENEM e MEDICINA: https://filosofiatotal.com.br/extensi...

------------------------
ILUMINISMO
------------------------

O iluminismo é um movimento intelectual de valorização da razão que tem início na Inglaterra ainda no século XVII, inspirado pela revolução científica, mas que toma maior destaque na França no século XVIII (devido à estrutura social daquele país e o impacto que a revolução daquele país teve no ocidente), e na região que posteriormente iria se tornar a Alemanha.
Assim como a revolução científica deu à luz, por meio da razão, as leis que regem o universo físico, os iluministas queriam trazer à luz, a sociedade, afastando-a das trevas dos preconceitos oriundos da tradição e da religião que perduraram durante toda Idade Média.
E que trevas eram essas? 1) O absolutismo monárquico, 2) o mercantilismo e 3) a estrutura social hierarquizada e sem mobilidade; todos sustentados pela autoridade irracional da tradição e da religião. Em suma, o Antigo Regime.
Essa estrutura irracional e opressora aprisiona o homem e não deixa ele se desenvolver, causando a infelicidade humana, e por isso deve ser combatida e exterminada.
Mas já que o sistema era tão ruim quanto pintavam os iluministas, porque as pessoas não se voltaram contra ele por conta própria? Por que elas estavam nas trevas e não conseguem enxergar a luz, devendo serem educadas para perceberem sua situação.
Por que a natureza é do jeito que é? Por que o rei governa? Por que a sociedade é dividida e rígida? “Por que Deus quer”. Com os avanços da razão nas ciências, esse tipo de fundamento não se sustentava mais. A razão deve agora guiar o homem em direção ao progresso, por meio da educação.
E essa tarefa de iluminar a sociedade foi abraçada com toda força e vigor pelos iluministas. Eles conseguiram propagar as ideias que derrubariam regimes inteiros e instalariam uma nova ordem mundial baseada na razão, na liberdade e na felicidade dos povos.
Eles tinham um novo projeto de sociedade, que seria organizada racionalmente, assim como o universo mecanicista de Newton. Dessa maneira, o método empírico-matemático usado para descobrir as leis físicas, seria usado também para organizar essa nova sociedade.
Em meados do século XVIII a França ainda era um país caracteristicamente feudal. Havia um rei com poderes absolutos, uma sociedade altamente estratificada e praticamente sem mobilidade social, e ainda, com a Igreja católica legitimando todo esse sistema e ditando o que as pessoas podiam ou não fazer.
O pessoal já estava puto por lá, de saco cheio dos padres, bispos e cardeais corruptos que viviam no luxo às custas do trabalho alheio.
Os intelectuais franceses visitavam Londres e ficavam maravilhados com a ampla liberdade que o indivíduo desfrutava naquele lugar. As pessoas tinham a possibilidade de mudar de vida pelo esforço próprio, e os cargos público eram preenchidos por qualquer um que tivesse competência. E acima de tudo, todos pagavam impostos e o rei poderia criar novos tributos somente com autorização do parlamento. Era algo de se admirar.

------------------------------------------------------------
SOBRE O PROF. ANDERSON PINHO
------------------------------------------------------------

O Prof. Anderson Pinho é licenciado em Filosofia com habilitação em Sociologia, advogado especializado em direito do trabalho e apaixonado pelas Ciências Humanas.
Possui o maior preparatório online de Filosofia e Sociologia para o ENEM e Vestibulares com vídeo aulas dinâmicas, material de apoio, muitas questões e simulados.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке