DIVERTICULITE e DIVERTICULOSE: diferenças, sintomas, causa e tratamento

Описание к видео DIVERTICULITE e DIVERTICULOSE: diferenças, sintomas, causa e tratamento

Qual a diferença entre diverticulite e diverticulose? O que é diverticulite? O que causa essa doença? Onde dói? Quais os sintomas de diverticulite? A diverticulite pode ser curada? O que leva a pessoa a ter diverticulite? Como identificar a diverticulite? Como saber se a diverticulite é grave?

SE QUISER SABER MAIS SOBRE A BOA SAÚDE DO INTESTINO - SUGESTÃO DE LEITURA: Intestino - Onde tudo começa e não onde tudo termina: tudo o que você precisa saber sobre a saúde da microbiota intestinal para ter uma vida saudável e mais feliz (Dra Gisela Savioli): link para o livro aqui https://amzn.to/3yG6YBB

✔Link para todos os meus conteúdos e contatos: https://linktr.ee/drcarlo.cunha

São várias as dúvidas sobre esse tema e é sobre ele que a gente vai conversar hoje aqui na Pílula de Saúde: Doença diverticular ou diverticulose e a diverticulite. Esse foi um tema bastante pedido pelos comentários de outros vídeos; e como eu tô sempre atento aos comentários que todas as pessoas que acompanham o canal postam aqui embaixo, tô fazendo esse vídeo aqui pra sanar essa dívida.

Pra entender tudo sobre diverticulite e doença diverticular primeiro você precisa saber que essa é uma doença que basicamente aparece no intestino grosso; depois disso é necessário ver como é o intestino normal e logo seguida entender o que é um divertículo.

O intestino grosso tá aí na tela: é a parte final do tubo digestivo, tem aproximadamente 1 metro e meio de comprimento - e como o próprio nome diz "tubo digestivo", o intestino grosso também tem essa característica: um tubo - como se fosse um túnel por dentro. E tanto as paredes interna como a externa do intestino grosso normal não possuem nenhum acidente; são lisas, como você está vendo aqui na tela.

E aí eu quero te contar o que é um divertículo. O divertículo é uma pequena bolsa, como se fosse um dedo de luva pequeno, que se forma na parede do intestino grosso. Olha de novo aqui na tela. Tá diferente do intestino normal, né?! Pois essas pequenas bolsas que a gente vê aí são os chamados divertículos.

E até aí tudo bem. A gente pode ter um ou mais divertículos no intestino e não acontecer nada. E aqui tá a resposta pra uma das dúvidas que você que está assistindo esse vídeo quer ver respondida: quando a pessoa tem algum divertículo, um ou mais, identificados por algum exame a gente pode dizer que essa pessoa tem doença diverticular, que é a mesma coisa que diverticulose.

E a maioria das pessoas com diverticulose não apresenta nenhum sintoma - muitas vezes a pessoa nem sequer sabe do diagnóstico - porque como nunca teve sintomas, nunca foi investigado.

Mas agora você vai entender a diferença de quando ocorre a diverticulite. Olha essa imagem. De um lado a gente vê um intestino com vários divertículos - mas nenhum deles está doente. Nesse caso a gente tem a diverticulose. Na outra imagem a gente vê que alguns desses divertículos estão inflamados - aí nesse caso a gente tem um quadro de diverticulite.

Essa inflamação pode acontecer pelo seguinte: nessas bolsas que se formam na parede do intestino pode se acumular fezes e essas fezes podem ficar presas ali - e a partir disso podem crescer bactérias naquele local, causando uma infecção ali naquela região e todo o processo de inflamação que gera a diverticulite.

Esses divertículos em geral são bastante vascularizados - têm muitos vasos, veias no local - por isso que uma das coisas que também pode acontecer na diverticulite é a presença de sangramento nas fezes.

E como esses divertículos se formam, principalmente nas pessoas mais velhas, com mais de 60 anos, no cólon descendente e sigmóide, que é a parte mais final do intestino e fica aqui no lado esquerdo, e tem todo esse processo de inflamação naquele local, por causa disso a diverticulite é muitas vezes chamada de "apendicite do lado esquerdo".

Mas em geral os sintomas da diverticulite são mal-estar; dor forte aqui na parte de baixo do lado esquerdo do abdomen; pode apresentar febre, náusea e vômitos e alterações no funcionamento do intestino - e aí nesse caso pode vir a ter tanto diarréia como prisão de ventre. E essa bolsinha infeccionada e inflamada em algumas situações pode romper - e se ela rompe acaba liberando o conteúdo intestinal (fezes) na cavidade peritoneal.

Isso acaba causando uma peritonite e esse é um quadro que dói muito e que requer muitos cuidados médicos.

Deixa eu te falar agora um pouco sobre o tratamento. As pessoas com diverticulose - que é aquele quadro de apenas ter os divertículos mas sem nenhum processo de inflamação - na maioria das vezes não precisam de nenhum tratamento. Mas muita atenção: essas pessoas precisam passar a comer mais fibras vegetais na sua alimentação do dia a dia.

Uma alimentação rica em fibras vegetais diminui o risco de obstrução dos divertículos e também previne a formação de novas lesões. Mais informações no vídeo acima.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке