Os Templários e Maçonaria: entre a história e o mito

Описание к видео Os Templários e Maçonaria: entre a história e o mito

Como uma ordem religiosa fundada por 9 cavaleiros tão pobres cujo brasão mostrava 2 homens dividindo o mesmo cavalo se transformou em uma força militar tão poderosa que chegou a rivalizar com os reis de sua época? Quem eram os Templários, Cavaleiros de uma ordem militar cuja Regra foi escrita por São Bernardo de Claraval?

Neste vídeo, vamos conhecer as ordens militares medievais, explorar suas origens intrigantes e descobrir se há verdade nas lendas que ligam os Templários à Maçonaria moderna.

Em primeiro lugar, o que era uma Ordem Militar?

As ordens militares, templários, hospitalários, depois os teutônicos, não eram ordens de cavalaria, eram ordens religiosas, como Cluny, como Cister, mas ordens religiosas que se dirigiram em primeiro lugar – mas não exclusivamente – à cavalaria. Os templários eram religiosos de tipo militar.

Eles eram uma mescla, uma fusão íntima de soldados e religiosos. Eram cavaleiros que abraçavam uma regra monástica não para retirar-se em solidão, mas para melhor cumprir seu ideal cavalheiresco.

De modo que os cavaleiros das ordens militares eram monges, porque submetidos a uma Regra, aprovada pela Santa Sé, faziam os três votos de pobreza, castidade e obediência, aos quais acrescentavam um quarto voto que era de consagrar-se à guerra contra os infiéis. E, além de monges, eram soldados, formavam um exército permanente, dispostos a entrar em batalha onde quer que estivessem as ameaças dos inimigos da religião cristã.

Geralmente se distinguiam três classes de membros: os sacerdotes, que moravam em seus conventos como autênticos monges; os cavaleiros, que se dedicavam à guerra e com frequência levavam uma vida fora da casa; e os serventes, irmãos leigos que ajudavam os cavaleiros no serviço das armas ou aos sacerdotes nos ofícios. Todos levavam uma grande cruz bordada sobre a túnica, e os cavaleiros também no seu manto.


⚜️ Escola de História da Igreja (acesso a todas as aulas):
https://go.escoladehistoriadaigreja.c...

Комментарии

Информация по комментариям в разработке