Cure-se a si mesmo, com amor bonito, e lembre-se sempre... você é o remédio | María Sabina

Описание к видео Cure-se a si mesmo, com amor bonito, e lembre-se sempre... você é o remédio | María Sabina

Faça parte da Revolução do Cuidado: https://bit.ly/arc-maria

00:00 Cure-se a si mesmo, com amor bonito, e lembre-se sempre... você é o remédio
01:20 Quem foi Maria Sabina?
05:00 O uso dos cogumelos para o contato com a divindade
09:10 Os abusos sofridos durante o segundo casamento
10:57 O conhecimento ancestral e o xamanismo
16:35 As acusações de comércio ilegal
21:15 A passagem de Maria Sabina e o seu legado

María Sabina (Oaxaca, 22 de julho de 1894 — Oaxaca, 22 de novembro de 1985) foi uma curandeira e xamã do povo indígena mazateca que viveu na Sierra Mazateca, em Oaxaca, no sul do México. María Sabina se tornou famosa nacionalmente e internacionalmente, especialmente entre pessoas que lutavam pelo uso legal e aberto de substâncias psicoativas, depois que seu conhecimento tradicional sobre o uso cerimonial e curativo de cogumelos alucinógenos foi divulgado pelo banqueiro e micologista amador Robert Gordon Wasson. Sua prática era baseada no uso de cogumelos alucinógenos como o Psilocybe Cubensis Huatla. É conhecida por introduzir os cogumelos alucinógenos modernos ao mundo ocidental.

María Sabina foi uma indígena mazateca nascida no final do século XIX no povoado de Huautla de Jimenez (hoje Pueblo Mágico), localizado na Sierra Mazateca, a uma distância de 254 quilômetros da capital do estado de Oaxaca. Embora a própria Sabina não tivesse certeza sobre sua data de nascimento, ela acreditava ser em 1894. Seus pais se chamavam María Concepción e Crisanto Feliciano. Seu avô e bisavô, assim como seu pai, também eram xamãs, hábeis em usar os cogumelos para se comunicar com Deus. Seu pai, que era agricultor, morreu com uma doença quando María Sabina tinha três anos.

Ela foi obrigada a se casar com Serapio Martínez aos 14 anos, seu primeiro filho nasceu um ano depois. Sabina ficou temporariamente sozinha quando seu marido se juntou às forças revolucionárias. O marido voltou depois de alguns anos. Com ele, ela teve mais dois filhos e tornou-se viúva em 1914.

Mais tarde, durante seu segundo casamento, María foi alvo de abuso por seu novo marido; um suposto feiticeiro chamado Martial. Foi ele quem realmente a fez conhecer o mundo da "magia". Os dias de Marcial terminaram nas mãos dos filhos de María, que, contemplando a traição, o mataram com socos. Assim, Sabina foi novamente uma viúva, no entanto, agora ela acreditava que tinha o conhecimento necessário para se defender.
Sabina conseguiu prever a morte de um ex-prefeito de Huautla chamado Erasto Pineda, morto com tiros nas costas. Esta foi uma de suas ações mais bem-sucedidas.

María Sabina foi a primeira curandeira mexicana contemporânea, ou xamã nativa, a permitir que ocidentais participassem da vigília de cura nos rituais mazateca, conhecida como "velada". Todos os participantes do ritual ingeriam o cogumelo como um sacramento para abrir os portões da mente. A "velada" é vista como uma purificação e uma comunhão com o sagrado.

María Sabina recebeu vários pessoas, incluindo Wasson, que se tornou seu amigo. Há rumores de que muitas celebridades da década de 1960 visitaram Sabina, incluindo estrelas do rock como Bob Dylan, John Lennon, Mick Jagger e Keith Richards.

Em parte, isso proporcionou certa estabilidade econômica à María Sabina. No entanto, ela foi acusada por membros de sua comunidade de lucrar com a cultura de seu povo. Além disso, o mau uso de seu conhecimento por muitos de seus visitantes levou Sabina a considerar um erro torná-los conhecidos, uma vez que os estrangeiros, na maioria das vezes, estavam apenas procurando diversão.

María Sabina morreu em 1985 vítima de embolia pulmonar, em uma condição econômica baixa, pois não possuía sistema de coleta estabelecido para seus serviços.
Como médica tradicional, Maria Sabina deixou seu neto Filogonio como sucessor.
Sabina é considerada uma figura sagrada em Huautla. Ao mesmo tempo, sua imagem é usada para comercializar vários empreendimentos comerciais locais, de restaurantes a empresas de táxi.

#mariasabina #mananismo #revolucaodocuidado

Комментарии

Информация по комментариям в разработке