A capacidade de não absorver a neurose do outro vem do quanto você está bem resolvido emocionalmente

Описание к видео A capacidade de não absorver a neurose do outro vem do quanto você está bem resolvido emocionalmente

Tendemos a reagir, explodir, responder, querer se defender mesmo em situações onde percebemos que o outro está cego e surdo. Aprender a calar e apenas sorrir em muitas situações faz toda a difernça.

...................................................................................

Agendamento psicoterapia on-line ou presencial: WhatsApp 11 99787-4512
http://www.marisapsicologa.com.br/hor...

Atendimento presencial: Rua Bela Cintra, 968 (prox Av Paulista - Metrô Consolação e Metrô Paulista)
Psicólogo presencial em São Paulo região da Av Paulista, Consolação, Cerqueira Cesar.

Inscreva-se neste canal http://goo.gl/32B3B6

Ajude a manter este canal no ar: Pix 11 99787-4512

Seja membro do clube de canais:
   / psicólogos em são paulo  

E-books Gratuitos http://www.marisapsicologa.com.br/mat...
E-books já publicados TOC Transtorno Obsessivo Compulsivo. Transtornos de Personalidade. Depressão. Tratamentos psicológicos. Ansiedade. Pânico. TDAH Déficit de atenção. Hipocondria. Esquizofrenia. Anorexia. Obesidade. Agorafobia. Tratamento para alcoolismo. Auto estima. Ansiedade infantil. Timidez. Bournot . Ejaculação Precoce. Superando a dor da separação. Como manter a sanidade mental na quarentena. Insônia. Neurose de Abandono. Borderline.

Participar do grupo no Telegram: https://t.me/PsicologosemSP

Este vídeo se propõe a apresentar situações nas quais um psicólogo pode atuar no processo de psicoterapia, não tendo função de tratamento. A psicoterapia é o seu espaço para receber orientação, refletir, se conhecer, mudar comportamentos, pensamentos e sentimentos

Marisa de Abreu
Psicóloga CRP 06/29493
_________________________________________
Sorriso e silêncio são duas armas poderosas. Com o sorriso você resolve muitos problemas, e com o silêncio você evita outros.

Se tem uma coisa que as pessoas pouco percebem é que na maioria das vezes não fazer nada é a melhor conduta para estarmos bem conosco e com os outros.
Cada um em sua “loucura” expressa suas angústias para quem deve e para quem não deve ouvir. Entrar na neurose do outro pode ser opção. Você sempre tem a opção de calar, de sorrir, de seguir em frente sem absorver o desespero do outro.
Se considerar que pode ser muita maldade virar as costas para a dor do outro, você pode olhar para o discurso dele como a expressão do material psicológico DELE. Mesmo que ele te coloque nas reclamações, nas cobranças, que diga que você é que tem que fazer algo, que você é o errado, quando isso não for verdade você pode acolhê-lo e ajudá-lo sem assumir a responsabilidade pela felicidade dele.
Mas para você conseguir chegar neste ponto, nesta total capacidade de se separar dos gritos, dos dedos apontados, dos olhares de reprovação, você precisa ter muita consciência de quem você é. Precisa estar saudável no aspecto emocional. Para você OPTAR por sorrir e deixar o problema com quem pertence, calar e não se implicar onde não te cabe é preciso estar muito saudável psicologicamente.
Uma das definições de saúde mental é a capacidade de opção. Claro que você pode se comprometer consigo mesmo que diante de situações em que tentam te envolver sem de fato ter essa responsabilidade, você irá sorrir e se calar. Mas para conseguir isso você não pode simplesmente engolir e fazer de conta que não está te afetando. Criar um personagem além de não resolver vai te fazer mais mal ainda.
Para conseguir sorrir e calar nas situações em que estas seriam as melhores posturas é preciso não se deixar contaminar pelo conteúdo do outro.
Por exemplo: Se alguém cobra sua colaboração na resolução de problemas que não são seus, você só conseguirá sair bem da situação se não tiver suas cobranças internas, pois se as tiver a cobrança externa será um link, um gatilho para que você se sinta mal e acredite que precisa sim resolver o problema de todo mundo.
Se alguém te cortou no trânsito, já sabido que gritar e xingar de nada adiantará pois você não vai nem sem ouvido ou não vai ensinar nada ao outro que ela não queira aprender. Calar e seguir em frente seria o mais saudável, mas só será possível se não tiver dentro de si a angústia de pessoas que te fizeram mal e você não superou.
Se um vendedor não te atender, e passar outro na frente você pode simplesmente avisá-lo do engano, mas só conseguirá este equilíbrio emocional se não tiver situações antigas, e não trabalhadas, onde se sentiu rejeitado por pessoas muito significativas.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке