AGRUPAR CABOS EM CAIXAS DE PASSAGEM AUMENTA A TEMPERATURA? – VEJA COM TERMOGRAFIA. 🌡️

Описание к видео AGRUPAR CABOS EM CAIXAS DE PASSAGEM AUMENTA A TEMPERATURA? – VEJA COM TERMOGRAFIA. 🌡️

Utilize o CUPOM eletricity10 e ganhe um super desconto na compra de qualquer produto INSTRUM:

🖱️ https://bit.ly/instrum-brasil
__________________________________________________
Gostaríamos de agradecer a INSTRUM do Brasil por esta excelente parceria. Se quiser saber um pouco mais sobre a INSTRUM e sobre os produtos que ela fabrica e comercializa acesse o link abaixo:

🖱️ https://bit.ly/instrum-brasil
__________________________________________________
Receba conteúdos da Eletricity direto no seu e-mail! Cadastre-se através do link abaixo:

🔗 https://bit.ly/cadastro-eletricity
__________________________________________________
👇 Se liga nos nossos conteúdos 👇

🔌 https://linktr.ee/Eletricity
__________________________________________________
Neste vídeo, com a ajuda da INSTRUM do Brasil, parceira do canal Eletricity, vamos responder a uma pergunta que muitos inscritos fazem aqui no canal. Se eu tenho que respeitar os fatores de agrupamento em eletrodutos, como ficam as caixas? Posso desconsiderar agrupamento para caixas de teto ou parede? Quer saber a resposta na teoria e na prática com termografia? Então se liga!

E atenção, assista esse vídeo até o final, pois temos um super cupom de desconto para vocês.

Sim, esta é uma dúvida de vários inscritos aqui no canal. Não é novidade para ninguém que a temperatura do ambiente onde um condutor se encontra influencia na capacidade de condução de corrente deste condutor.

Na tabela 40 podemos ver isso claramente. Veja que a referência é 30°C e para temperaturas menores os fatores de correção são maiores que 1, já para temperaturas maiores os fatores são menores que um. Vamos ver um exemplo? Um condutor de 2,5mm² com isolação em PVC 70°C tem capacidade de condução de 24A para o método B1 com 2 condutores carregados em 30°C, segundo a tabela 36 da NBR5410. Se este condutor estiver em um ambiente com 40°C aplico o fator 0,87. 24A x 0,87 = 20,88A. Se estiver em um ambiente com 20°C aplico o fator 1,12. 24A x 1,12 = 26,88A.

Já mostramos em um vídeo aqui no canal (   • DEPOIS DESTE VÍDEO VOCÊ NUNCA MAIS VA...  ) que o fator de agrupamento também está relacionado com a temperatura. Quanto mais cabos no eletroduto, mais ele pode aquecer e o raciocínio é o mesmo que fizemos para a temperatura ambiente.

A NBR5410 não menciona absolutamente nada sobre agrupamento em caixas e sobre a taxa de ocupação das mesmas. Se considerarmos o exemplo do vídeo, onde tenho três circuitos em um eletroduto apenas passando pela caixa, tudo certo. Se considerei os fatores de correção, o fato de passarem por uma caixa não fará diferença.

Agora analisem comigo a outra parte do vídeo onde eu tenho mais do que três circuitos passando pela caixa. O que acontece se eu começo a reunir vários circuitos em uma mesma caixa, mesmo que sejam apenas para passagem. Existe algum item da norma que fale sobre isso? A resposta é não, pelo menos não especificamente, mas em 6.2.5.8 “Variações das condições de instalação num percurso” a NBR5410 informa que quando forem identificadas, ao longo do percurso previsto de uma linha elétrica, diferentes condições de resfriamento (dissipação de calor), as capacidades de condução de corrente dos seus condutores devem ser determinadas com base nas condições mais desfavoráveis encontradas.

Será que o agrupamento de circuitos de eletrodutos diferentes altera a temperatura interna das caixas de teto ou parede? O vídeo mostrou este efeito na prática com a ajuda da termografia e quem está ajudando o Canal Eletricity a proporcionar este conhecimento aos nossos inscritos é a nossa parceira INSTRUM do Brasil.

A Instrum do Brasil, fundada em 1981, fabrica e revende equipamentos e soluções para todos os clientes em diversas áreas como a Elétrica, Segurança do Trabalho e laboratórios. A INSTRUM é fabricante de uma linha própria para Testes Elétricos com instrumentos precisos, bem aceitos e muito conhecidos no mercado Nacional.

Este ano (2021) a INSTRUM completa 40 anos e através da nossa parceria adquirimos a Flir C5, essa incrível câmera termográfica compacta que cabe no seu bolso e vai nos ajudar em nossos testes.

Se você gostar do conhecimento proporcionado pela parceria ELETRICITY - INSTRUM deixe nos comentários a Hashtag #valeuinstrum e se quiser ver mais produtos da INSTRUM do Brasil aqui no canal, deixem suas sugestões nos comentários.

Se quiser saber um pouco mais sobre a INSTRUM e sobre os produtos que ela comercializa e fabrica, eu deixei um link no início desta descrição.

E atenção, utilizando o código eletricity10 você tem um super desconto na compra de qualquer produto no site da INSTRUM.

Até a próxima!

💡 Se liga na #eletricity 💡

Комментарии

Информация по комментариям в разработке