HUMORES, SENTIMENTOS E EMOÇÕES: AFETO NAS FUNÇÕES PSÍQUICAS - sacoplimca pj Ep. 12.

Описание к видео HUMORES, SENTIMENTOS E EMOÇÕES: AFETO NAS FUNÇÕES PSÍQUICAS - sacoplimca pj Ep. 12.

Afeto é uma função e tanto! Gera muitas confusões, afinal, valorizamos o que é visto, mas muitas vezes esquecemos de perceber o funcionamento em si. E como o termo é amplo e genérico, só um episódio da série para tentar esclarecer como que o afeto possui emoções, sentimentos, afetos (!) e humor.

Afeto é o nome de uma função relacionada com o processamento afetivo de nossas experiências. Envolve o expressar e sentir emoções, aquilo que emitimos, como tristeza, alegria, medo, etc. Mas também, ao longo do tempo estabelecemos links emocionais com certos objetos, situações, momentos e valores. Esses links são estáveis, contínuos e nomeamos de sentimentos. Envolve por exemplo, o ciúme, a ansiedade (uma sensação de preocupação e medo com algo que ainda pode ocorrer), a inveja, a amizade, etc.

A forma como expressamos, mais exagerados, mais contidos, sem controle, sem sentir... Tudo isso diz respeito ao afeto (sim, dentro do afeto tem o afeto...). O afeto é a forma como expressamos e sentimos. Por exemplo, podemos sentir a emoção tristeza, mas não expressar no rosto. Pode ser uma redução sutil (afeto hipomodulado), ou uma redução grande (embotamento), ou ainda uma ausência (afeto plano). Podemos mudar muito rápido o estado emocional (labilidade), ou podemos ficar particularmente suscetíveis a ter raiva (afeto irritável), ou até, ter raiva de maneira extrema (explosão de raiva). Podemos, na realidade, expressar de forma exagerada para o contexto, o que chamamos de afeto exagerado, ou expansivo. Podemos ainda, ter um afeto infantilizado, pueril. Finalmente, podemos não estar sentindo as emoções. Se for apenas o prazer, nomeamos anedonia, se for geral, apatia.

Por fim, o humor. O humor é o estado de ânimo geral. O humor indica as tendências emocionais e afetivas de uma pessoa, mesmo que possamos ter emoções quaisquer em todos os estados de humor. O humor "sem alterações" é uma faixa de funcionamento afetivo típica, chamada de eutimia. Mas a pessoa pode ter uma inclinação de humor reduzido, ficando propensa a afetos negativos, irritabilidade, anedonia, tristeza: chamamos isso de humor deprimido. Em contrapartida, pode também apresentar um humor com afeto expansivo, sentimentos de euforia, autoestima inflada, alegria extrema: chamamos isso de humor elevado. Tem ainda apresentações desagradáves que não são exatamente elevado ou deprimido, como a disforia.

Nosso processamento afetivo é relacionado com nossa personalidade e traços, temperamento. Assim, podemos ter humores ansiosos, irritáveis e de outras características relacionadas aos nossos comportamentos.

Quase todos transtornos mentais podem apresentar alterações do afeto, mas quase nenhum é tão emblemático como o transtorno bipolar (e relacionados) e o transtorno depressivo maior. Importante ressaltar que transtornos de ansiedade, esquizofrenia e de personalidade também possuem o afeto como algo muito importante.

É muita coisa, mas resumida em um vídeo bacana: o episódio 12 da série sacoplimca pj!

Комментарии

Информация по комментариям в разработке