Neuralgia Occipital, Dor Atrás da Cabeça – Dr. André Mansano Tratamento da Dor.

Описание к видео Neuralgia Occipital, Dor Atrás da Cabeça – Dr. André Mansano Tratamento da Dor.

Neste vídeo, o Dr. André fala sobre a Neuralgia Occipital, que é uma das principais causas de dor na parte de trás da cabeça.

Vamos começar explicando o que é o Nervo Occipital.

Os nervos occipitais são formados na coluna cervical, onde existem os Occipitais maiores e os menores, de ambos os lados da cabeça. São as enervações responsáveis pela sensibilidade da parte de trás da cabeça (região occipital).

Esses nervos passam entre alguns músculos do pescoço, o que, em alguns casos, pode acabar comprimindo-os entre essa musculatura, principalmente em situações de estresse, onde a musculatura fica bastante contraída.

Nesses casos, o paciente pode sentir uma dor principalmente em forma de queimação, na maioria dos casos em apenas um lado da parte de trás da cabeça, mas que eventualmente também pode ocorrer em ambos os lados.

Em alguns casos, essa dor está associada a uma alteração da sensibilidade do paciente, com o paciente sentindo uma diferença ao toque entre a região esquerda e a direita na parte de trás da cabeça. Em outros casos, pode ser causada após uma cirurgia nessa região, onde as cicatrizes cirúrgicas podem acabar comprimindo esses nervos.

Como é feito o tratamento?

Inicialmente, empregamos alguns medicamentos para o controle da dor. Quando isso não resolve, passamos, então, para procedimentos intervencionistas para o tratamento da dor, sempre partindo daquilo que é mais simples e oferece menos riscos, para aquilo que é mais complexo e mais invasivo.

O primeiro procedimento que normalmente adotamos é o Bloqueio do Nervo Occipital.

Então, nós localizamos esses nervos entre os músculos com a ajuda do ultrassom e, em seguida, com o paciente sedado, introduzimos uma pequena agulha pela qual injetamos uma substância anestésica e anti-inflamatória.

Existe também a possibilidade de realizarmos a Radiofrequência, que é um procedimento semelhante ao anterior. Com a ajuda do ultrassom, localizamos os nervos e inserimos uma agulha. No entanto, ao invés de injetar substâncias anestésicas e anti-inflamatórias, emitimos uma corrente elétrica para diminuir os impulsos dolorosos provenientes desses nervos.

Uma terceira possibilidade, também minimamente invasiva, é a de congelar esses nervinhos, naquilo que chamamos de Crioablação. Também usando uma agulhinha, levamos a temperatura do nervo a -60, -70 graus, inativando o nervo.

Em casos mais graves, partimos para a Neuromodulação, ou estimulação do nervo occipital. Nesse procedimento, colocamos eletrodos ao redor dos nervos occipitais que estão causando as dores. Esses eletrodos são ligados a uma espécie de marcapasso, que é um gerador colocado debaixo da pele, emitindo impulsos elétricos 24 horas por dia, na tentativa de inibir o processo doloroso.

Você pode se interessar:
Dor no Pescoço Após Acidente de Transito.
   • Dor no Pescoço Após Acidente de Trans...  

Artrose da Coluna Cervical - O que é e como fazemos o diagnóstico.
   • Artrose da coluna cervical  - O que é...  

Cefaleia Cervicogênica, Dor de Cabeça Que Vem do Pescoço.
   • Cefaleia Cervicogênica, Dor de Cabeça...  


Acompanhe pelo Instagram:
  / drandremansano  

Acesse o nosso Site:
http://www.drandremansano.com.br/

Agendamento de consultas:
WhatsApp: 11971175715
Ou pelo link:
https://agendar.amplimed.com.br/andre...

Importante: antes de iniciar qualquer tratamento, procure avaliação médica.
Dr. André Mansano - Médico Especialista no Tratamento da Dor. São Paulo – SP.
__
#neuralgiaoccipital #bemestar #dornacabeça

Комментарии

Информация по комментариям в разработке