Diferença Arteriovenosa de Oxigênio

Описание к видео Diferença Arteriovenosa de Oxigênio

O Consumo Máximo de Oxigênio (VO2máx) é uma importante variável fisiológica que diagnostica o nível de saúde cardiovascular e de capacidade máxima de trabalho. Níveis maiores de VO2 máx estão relacionados à diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares (hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio), metabólicas (obesidade, diabetes e dislipidemia), cerebrovasculares (acidente vascular cerebral) e mortalidade.

Para se aumentar o Consumo Máximo de Oxigênio (VO2máx) é necessário que o treinamento físico promova adaptações fisiológicas sobre o Débito Cardíaco Máximo (quantidade de sangue que o coração ejeta por minuto) e Diferença Arteriovenosa Máxima de Oxigênio (extração de oxigênio).

No último vídeo discutimos que o aumento do Débito Cardíaco máximo é dependente do aumento do Volume Sistólico máximo (quantidade de sangue que o coração ejeta por sístole), e que isso ocorre através da hipertrofia excêntrica cardíaca (aumento da cavidade do ventrículo esquerdo).

Nesse vídeo analisaremos a Diferença Arteriovenosa Máxima de Oxigênio que é um parâmetro fisiológico que também influencia o aumento do VO2máx.

O aumento da Diferença Arteriovenosa Máxima de Oxigênio é advindo da hipertrofia muscular das fibras tipo I e IIa, aumento de mitocôndrias, aumento de capilares (angiogênese) e aumento da atividade enzimática do Ciclo de Krebs e da Cadeia Transportadora de Elétrons.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке