Via anaeróbia alática

Описание к видео Via anaeróbia alática

Conheça meu Workshop - Treinamento Resistido e Hipertrofia para gerar Maiores Resultados aos seus alunos e ser reconhecido e valorizado financeiramente: https://profraphaelcarvalho.com.br/wo...


A molécula energética Adenosina Trifosfato (ATP) é essencial para diversas reações químicas, como a contração do músculo esquelético, contração do músculo cardíaco, digestão dos alimentos, síntese de proteínas e transporte ativo de membrana.

Sendo assim, precisamos de vias metabólicas para a todo o momento ressintetizar o ATP, onde temos a Via Anaeróbia Alática como importante via para produção muito rápida desse ATP.

O substrato energético utilizado pela via anaeróbia alática para ressintetizar o ATP é a creatina fosfato. Essa é uma via que forma ATP rapidamente, por isso, muito utilizada em exercício de altíssima intensidade, pois, envolve apenas uma reação química, onde a enzima creatina quinase quebra a creatina fosfato e libera o fosfato para formar novamente o ATP.

Apesar de ser uma via utilizada em exercícios de altíssima intensidade, é uma via que propicia exercícios de curta duração, pois, logo o estoque de creatina fosfato é depletado, impossibilitando assim, que a via anaeróbia alática continue a ressintetize do ATP.

Portanto, temos que ter outras vias para ressintetizar o ATP, e com isso, continuar a contração muscular. Para isso contamos com a Via Anaeróbia Lática e Via Aeróbia.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке