Lipogênese

Описание к видео Lipogênese

Conheça meu Workshop - Treinamento Resistido e Hipertrofia para gerar Maiores Resultados aos seus alunos e ser reconhecido e valorizado financeiramente: https://bit.ly/3IXmehI


A síntese de ácidos graxos (lipogênese) ocorre em diversos tecidos, como adipócitos e glândula mamária, mas principalmente no fígado.

O excesso de glicose disponível é um dos importantes fatores para a síntese ácidos graxos (lipogênese). Primeiramente, a glicose ao ser degradada na via glicolítica (via anaeróbia lática) gera ATP e dois piruvatos.

O piruvato entra na mitocôndria e é oxidado pelo complexo enzimático piruvato desidrogenase em Acetil-Coa, mas como há excesso de energia (ATP) o Ciclo de Krebs é paralisado, pois não existe necessidade de se formar ainda mais energia, com isso, temos um acúmulo de Acetil-Coa que agora terá que ser transformado em gordura (ácidos graxos) para que o Ciclo de Krebs continue normalmente.

Porém, a síntese de ácidos graxos ocorre no citosol do fígado, e não nas mitocôndrias, mas o Acetil-Coa não consegue sair das mitocôndrias, então para que ocorra a lipogênese, o Acetil-Coa se combina com o Oxaloacetato formando o Citrato, essa resposta é importante, pois o Citrato consegue sair da mitocôndria e ir para o citosol através da bomba de Citrato.

No citosol, o Citrato é degradado pela enzima citrato liase em Acetil-Coa e Oxaloacetato e isso é importante, pois, a síntese de ácidos graxos ocorre a partir do Acetil-Coa.

O Oxaloacetato formado é convertido pela enzima malato desidrogenase em Malato e depois através da enzima málica esse Malato é convertido em Piruvato, gerando também o NADPH (importante substrato que será utilizado pela enzima Sintase de Ácidos Graxos para realizar a lipogênese).

Já o Acetil-Coa é convertido pela enzima acetil-coa carboxilase em Malonil-Coa e depois através de um complexo enzimático chamado Sintase de Ácidos Graxos o Malonil-Coa é convertido em Ácido Graxo.

Diversos fatores aumentam a lipogênese, como a insulina, que ao se ligar ao seu receptor ativa proteínas fosfatases e fatores de transcrição como o SREBP-1c, levando ao aumento da atividade das enzimas acetil-coa carboxilase e sintase de ácidos graxos (enzimas da lipogênese).

O excesso de glicose também leva ao aumento do fator de transcrição ChREBP e com isso, também promove aumento da atividade das enzimas acetil-coa carboxilase e sintase de ácidos graxos.

Contudo, o treinamento físico e a adequada alimentação promovem adaptações e alterações fisiológicas que propiciam o aumento da Lipólise e Oxidação de gorduras, além de reduzir a atividade das enzimas lipogênicas.

Referência:
Browning JD, Horton JD. Molecular mediators of hepatic steatosis and liver injury. J Clin Invest. 2004 Jul;114(2):147-52.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке