AMPK e PGC1-a

Описание к видео AMPK e PGC1-a

Conheça meu Workshop - Treinamento Resistido e Hipertrofia para gerar Maiores Resultados aos seus alunos e ser reconhecido e valorizado financeiramente: https://profraphaelcarvalho.com.br/wo...


O emagrecimento é dependente de alterações e adaptações fisiológicas que levem ao aumento da Lipólise e Oxidação de gorduras, não durante ou logo após o exercício, mas sim, na maior parte das 24 horas do dia.

Importantes adaptações fisiológicas que podem contribuir para o aumento da oxidação de gorduras são a biogênese mitocondrial (aumento de mitocôndrias), aumento da atividade enzimática da Beta-Oxidação, Ciclo de Krebs e Cadeia Transportadora de Elétrons, angiogênese (aumento de capilares) e aumento da atividade de PPAR-a (peroxisome proliferator-activated receptor).

Essas adaptações fisiológicas citadas podem ser geradas através da proteína PGC1-a. Dentre diversos fatores, o PGC1-a pode ter sua atividade aumentada através de calcineurina (ativada pelo aumento de cálcio liberado do retículo sarcoplamástico) e AMPK (Proteína Quinase Ativada por AMP).

A AMPK é composta por três subunidades, sendo que uma delas é a subunidade beta (responde a depleção de glicogênio), a subunidade alfa (responde ao aumento de cálcio no sarcoplasma) e a subunidade gama (responde ao aumento do AMP).

A AMPK atua a fim de manter os níveis de ATP, sendo assim, quando ativada ela inibe a síntese de triglicerídeos (gordura) e de colesterol, e estimula a oxidação de gorduras.

Quando o PGC1-a é ativado, seja pelo mecanismo do cálcio-calcineurina ou AMPK, temos aumento da atividade de PPAR (oxidação de gorduras), aumento de ERR (estrogen-related receptor) levando ao aumento do fator de crescimento do endotélio vascular e angiogênese, aumento de NRF-1 (fator nuclear respiratório) que promoverá aumento de TFAM (fator de transcrição mitocondrial), e assim, biogênese mitocondrial e maior atividade enzimática.

A AMPK também aumenta a oxidação de gorduras (utilização dos ácidos graxos dentro das mitocôndrias) ao aumentar a atividade da enzima Carnitina Palmitoil Transferase 1 (CPT-1), enzima que é responsável por transportar os ácidos graxos do sarcoplasma para serem oxidados dentro das mitocôndrias.

Uma das respostas fisiológicas também importante para o emagrecimento é a redução da atividade enzimática da Acetil-Coa Carboxilase e da Ácido Graxo Sintase (enzimas da lipogênese – síntese de gordura), e isso pode ser realizado através do aumento da atividade da AMPK.

Sendo assim, através de uma criteriosa prescrição de treinamento físico e alimentação podemos promover aumento da Lipólise e Oxidação de gorduras e diminuição da Lipogênese (síntese de gorduras).

Referências:
Finck BN, Kelly DP. Peroxisome proliferator-activated receptor gamma coactivator-1 (PGC-1) regulatory cascade in cardiac physiology and disease. Circulation. 2007 May 15;115(19):2540-8.

Rowe GC et al. PGC-1 coactivators in cardiac development and disease. Circ Res. 2010 Oct 1;107(7):825-38.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке