LIGAMOS 35 TOMADAS NO MESMO CIRCUITO. SERÁ QUE É PERMITIDO? 🔌

Описание к видео LIGAMOS 35 TOMADAS NO MESMO CIRCUITO. SERÁ QUE É PERMITIDO? 🔌

Link para adquirir a Planilha de Cálculos Elétricos:
🔗 https://hotm.art/ytd-planilha-calculo...

Link para adquirir a Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:
🔗 https://hotm.art/ytd-planilha-quadro-...

Link para adquirir a Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:
🔗 https://hotm.art/ytd-planilha-plantas...
__________________________________________________
Se você gosta do canal Eletricity e quer contribuir para a geração de conteúdos de qualidade, então acesse uma das opções abaixo:

CHAVE PIX 👉 [email protected]
QR CODE 👉 https://bit.ly/doacao-pix
__________________________________________________
Link para baixar planilha de cálculo da corrente de curto circuito:

🖱️ https://bit.ly/planilha-de-curto-circ...
__________________________________________________
Receba conteúdos da Eletricity direto no seu e-mail! Cadastre-se através do link abaixo:

🔗 https://bit.ly/cadastro-eletricity
__________________________________________________
👇 Se liga nos nossos conteúdos 👇

🔌 https://linktr.ee/Eletricity
__________________________________________________
Quantas tomadas elétricas eu posso ter em um circuito?

Basicamente temos no mercado dois tipos de tomadas mais conhecidas com o padrão brasileiro 2P+T. As tomadas de 10 e de 20A. Será que existe um limite de tomadas que eu posso instalar em um mesmo circuito?

A NBR5410 determina que equipamentos com corrente elétrica superior a 10A devem ter circuito elétrico exclusivo. Temos então uma infinidade de eletrodomésticos com correntes inferiores a 10A e que podem tranquilamente ser utilizados em diversas tomadas elétricas de um mesmo circuito.

Mas existe um limite?

Vamos analisar da seguinte forma. Tomadas elétricas, sejam de 10A ou 20A não consomem energia elétrica a não ser que equipamentos estejam conectados a ela. Os valores de corrente descritos nestes componentes se referem à sua capacidade.

A NBR5410 determina valores mínimos de potências para tomadas justamente para que seja reservada ou considerada certa carga para uma ou mais tomadas de um circuito.

Muito bem, já vimos que a NBR5410 determina valores mínimos de potência para tomadas e também que ela determina que equipamentos com correntes superiores a 10A devem ter circuito exclusivo. Com estas informações, o que muitos concluem é que tomadas de 20A são para circuitos exclusivos e tomadas de 10A para circuitos de uso geral. Basta então multiplicar o valor de 10A pela tensão e assim saberei qual o valor máximo de potência que um circuito de uso geral deve ter, por exemplo, 127V vezes 10A resultam em 1270VA e 10A vezes 220V resultam em 2200VA. Então está resolvido, não posso ultrapassar 1270VA em um circuito 127V e 2200VA em um circuito 220V, agora basta colocar um disjuntor de 10A para o circuito e pronto, tudo resolvido, pois se alguém tentar usar algo com corrente superior a 10A, meu disjuntor atua.

A NBR5410 nos informa em 9.5.2.2.2 que em cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos, quando o total de tomadas no conjunto desses ambientes for superior a seis pontos, admite-se que o critério de atribuição de potências seja de no mínimo 600 VA por ponto de tomada, até dois pontos, e 100 VA por ponto para os excedentes, sempre considerando cada um dos ambientes separadamente;

Vamos imaginar então 7 pontos com uma tomada cada. Teríamos então 600VA para 2 pontos que me dariam 1200VA, então as 5 tomadas de 100VA sou obrigado a colocar em um novo circuito, pois de acordo com a analogia que fizemos, não posso ultrapassar 1270VA em um circuito.

Ora, mas quem garante isso na prática? Qual é a diferença entre uma tomada de 600 e de 100VA? Posso ligar no meu circuito de 2 tomadas, 2 equipamentos de 900VA 7A que me dariam 1800VA, afinal, 7A está abaixo da capacidade da tomada. Viram que consegui ultrapassar a capacidade do circuito sem fazer nada errado? Cabe lembrar que na maioria das vezes, quem conecta equipamentos em tomadas elétricas não é eletricista.

Imagine agora as 5 tomadas que restaram no outro circuito. Vou ligar 5 equipamentos de pouco mais de 500VA em cada que tem corrente de 4A. Estou abaixo da capacidade da tomada, mas no total conectei 20A ao circuito. Tanto neste quanto no exemplo anterior, não existe qualquer problema, desde que condutores e disjuntores estejam corretamente dimensionados. Se exceder a capacidade que determinei para o circuito, o disjuntor atua e o cabo não é prejudicado. Eu poderia inclusive usar tomadas de 20A em qualquer um dos exemplos citados.

💡 Se liga na #eletricity 💡

Комментарии

Информация по комментариям в разработке